Manufatura Reversa
Trabalhamos com consultoria, transporte e execução de Manufatura Reversa
É evidente, no cenário produtivo mundial, o aumento do uso de matérias-primas e insumos utilizados para fabricação de produtos, além disso, também é possível observar o aumento da necessidade de desenvolvimento de novos produtos adequados a demanda sustentável e a tendência de abastecimento mundial.
Com base no cenário mundial atual, destaca-se a Manufatura Reversa de Eletroeletrônicos.
PNRS – Lei 12.305 / 2010
Conforme define a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada em 2010, onde um dos focos de atuação da normativa busca definir diretrizes para as cadeias produtivas de abastecimento a população, com enfoque na responsabilidade compartilhada e retorno de produtos através do consumidor.
Com o amadurecimento dos conceitos definidos na PNRS, é pretendido e idealizado a diminuição do consumo e exploração de recursos naturais, muitos destes não renováveis, de maneira irracional e desenfreada.
Mas afinal, o que é Manufatura Reversa?
A Manufatura Reversa pode ser definida como conjunto de ações e processos utilizados para descaracterização de produtos, sendo responsável assim pelo retorno das matérias-primas e insumos utilizados na fabricação para seu ciclo produtivo. Muitos dos materiais usados na fabricação desses produtos ou equipamentos podem ser recuperados, reutilizados e reciclados, incluindo plásticos, metais e vidro. Os eletrônicos estão cheios de materiais valiosos, incluindo cobre, estanho, ferro, alumínio, combustíveis fósseis, titânio, ouro e prata.
Com o aumento da Manufatura Reversa, é possível observar a mudança de tendência comercial e produtiva global, onde alteramos o conceito de Economia Linear para Economia Circular de Bens e Produtos.
Principais Vantagens:
- Reutilização de matéria-prima;
- Retorno ao ciclo produtivo;
- Destinação ambientalmente correta;
- Proteção da marca.
Quais materiais podem ser processados:
- Computadores, celulares e monitores;
- Equipamentos de impressão;
- Monitores e mídias de imagem e som;
- Equipamentos médicos, hospitalares e/ou clínicos (desde que não contenham compostos radioativos);
- Peças automotivas e de automação;
- Lâmpadas de LED;
- Entre outros.
Mais Serviços
Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)
Incineração de Resíduos
Manufatura Reversa - Eletroeletrônicos
Remediação Para Áreas Contaminadas
Descaracterização de Resíduos
Armazenamento Temporário
Transporte de Resíduos Perigosos
Prazo Final Para a Declaração Anual de Resíduos Sólidos é 31 de janeiro
Empresas têm até o dia 31/1 para entregar a ‘Declaração Anual de Resíduos Sólidos’ Dia 31 de janeiro é o prazo final para a entrega …
MTR Online, Obrigatório a Partir de Janeiro de 2021
A Nova Ambiental preparou um material digital bastante completo e intuitivo, que permite a visualização gráfica detalhada do preenchimento do MTR online, via SINIR, e traz outras informações importantes sobre este assunto.
Blendagem Líquida: Destinação Final dos Resíduos Líquidos Industriais
A tecnologia do coprocessamento – também conhecida como ‘blendagem’ – é uma das soluções mais eficientes quando o assunto é destinação final adequada dos resíduos …
Validar Certificado
Para validar a autenticidade de um certificado emitido pela Nova Ambiental, preencha o campo abaixo corretamente: