Eletroeletrônicos – Manufatura Reversa

Manufatura Reversa

Trabalhamos com consultoria, transporte e execução de Manufatura Reversa

É evidente, no cenário produtivo mundial, o aumento do uso de matérias-primas e insumos utilizados para fabricação de produtos, além disso, também é possível observar o aumento da necessidade de desenvolvimento de novos produtos adequados a demanda sustentável e a tendência de abastecimento mundial.

Com base no cenário mundial atual, destaca-se a Manufatura Reversa de Eletroeletrônicos.

PNRS – Lei 12.305 / 2010

Conforme define a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada em 2010, onde um dos focos de atuação da normativa busca definir diretrizes para as cadeias produtivas de abastecimento a população, com enfoque na responsabilidade compartilhada e retorno de produtos através do consumidor.

Com o amadurecimento dos conceitos definidos na PNRS, é pretendido e idealizado a diminuição do consumo e exploração de recursos naturais, muitos destes não renováveis, de maneira irracional e desenfreada.

Mas afinal, o que é Manufatura Reversa?

A Manufatura Reversa pode ser definida como conjunto de ações e processos utilizados para descaracterização de produtos, sendo responsável assim pelo retorno das matérias-primas e insumos utilizados na fabricação para seu ciclo produtivo. Muitos dos materiais usados na fabricação desses produtos ou equipamentos podem ser recuperados, reutilizados e reciclados, incluindo plásticos, metais e vidro. Os eletrônicos estão cheios de materiais valiosos, incluindo cobre, estanho, ferro, alumínio, combustíveis fósseis, titânio, ouro e prata.

Com o aumento da Manufatura Reversa, é possível observar a mudança de tendência comercial e produtiva global, onde alteramos o conceito de Economia Linear para Economia Circular de Bens e Produtos.

Principais Vantagens:

  • Reutilização de matéria-prima;
  • Retorno ao ciclo produtivo;
  • Destinação ambientalmente correta;
  • Proteção da marca.

Quais materiais podem ser processados:

  • Computadores, celulares e monitores;
  • Equipamentos de impressão;
  • Monitores e mídias de imagem e som;
  • Equipamentos médicos, hospitalares e/ou clínicos (desde que não contenham compostos radioativos);
  • Peças automotivas e de automação;
  • Lâmpadas de LED;
  • Entre outros.

 

Mais Serviços

Coprocessamento de Resíduos

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Incineração de Resíduos

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Armazenamento Temporário

Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos
Declaração Anual de Resíduos Sólidos referente ao movimento registrado do ano de 2020.

Prazo Final Para a Declaração Anual de Resíduos Sólidos é 31 de janeiro

Empresas têm até o dia 31/1 para entregar a ‘Declaração Anual de Resíduos Sólidos’ Dia 31 de janeiro é o prazo final para a entrega …

Saiba Mais →
A partir do dia 1º de janeiro de 2021, todas as empresas instaladas no território brasileiro que são geradoras de resíduos – e sujeitas à elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) – obrigatoriamente terão que utilizar o MTR online em suas operações comerciais envolvendo a geração, transporte, armazenamento temporário e destinação de resíduos.

MTR Online, Obrigatório a Partir de Janeiro de 2021

A Nova Ambiental preparou um material digital bastante completo e intuitivo, que permite a visualização gráfica detalhada do preenchimento do MTR online, via SINIR, e traz outras informações importantes sobre este assunto.

Saiba Mais →
Na etapa de blendagem, o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto ao outros resíduos que recebemos de forma a produzir um mix líquido ou sólido com alto poder calorífero (blend). Nesta etapa são analisados padrões químicos de controle como pH, % Cloro, % H20 e Poder Calorífero. Esses blends, por possuírem alto poder calorífero são usados como substitutos energéticos em fornos de cimento, barateando os custos de produção e, dando uma destinação adequada e ambientalmente correta. Desta maneira após a produção desses blends, os mesmos são encaminhados para queima junto às cimenteiras, devidamente licenciadas para tal atividade.

Blendagem Líquida: Destinação Final dos Resíduos Líquidos Industriais

A tecnologia do coprocessamento – também conhecida como ‘blendagem’ – é uma das soluções mais eficientes quando o assunto é destinação final adequada dos resíduos …

Saiba Mais →
síntese
Eletroeletrônicos: Manufatura Reversa
Nome do Artigo
Eletroeletrônicos: Manufatura Reversa
Descrição
Eletroeletrônicos: Manufatura Reversa é o conjunto de ações e processos utilizados para descaracterização de produtos, sendo responsável assim pelo retorno das matérias-primas e insumos utilizados na fabricação para seu ciclo produtivo. Muitos dos materiais usados na fabricação desses produtos ou equipamentos podem ser recuperados, reutilizados e reciclados, incluindo plásticos, metais e vidro. Os eletrônicos estão cheios de materiais valiosos, incluindo cobre, estanho, ferro, alumínio, combustíveis fósseis, titânio, ouro e prata.
Autor
Empresa
Sistema Nova Ambiental
Marca
http://unnamed.png data-lazy-srcset=

Validar Certificado

Para validar a autenticidade de um certificado emitido pela Nova Ambiental, preencha o campo abaixo corretamente: