Ícone do site Sistema Nova Ambiental

Destinação de Resíduos Correta: Coprocessamento ou Incineração

Destinação Correta de Resíduos: Coprocessamento ou Incineração

O método de incineração é uma solução segura, moderna, rentável e sustentável para as indústrias e empresas geradoras de resíduos.

A gestão eficaz dos resíduos sólidos é um dos grandes diferenciais estratégicos das organizações modernas. A crescente conscientização da sociedade moderna com relação às questões ambientais e climáticas, além do desenvolvimento de legislações específicas, incentivou indústrias que já possuíam políticas ‘verdes’ a aperfeiçoá-las. E obrigou companhias que eram, “negligentes” quanto à preservação do meio ambiente a entrarem nos trilhos da sustentabilidade, sob pena de multas, judicializações e o desgaste de suas marcas e imagens.

Hoje, os cerca de 7,8 bilhões de habitantes do globo e o setor industrial são os maiores geradores de resíduos do planeta. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial gera anualmente mais de 2 bilhões de toneladas de lixo.

Já o Brasil, segundo a mais recente edição do Panorama dos Resíduos Sólidos, estudo que é produzido pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), gerou 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos no ano de 2018, sendo que 59,5% do montante coletado recebeu destinação adequada em aterros sanitários.

Responsabilidade das Empresas

Para as empresas brasileiras geradoras de resíduos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 – preconiza o manejo final deles por meio de dois métodos ambientalmente adequados: destinação de resíduos.

As definições da PNRS para as duas modalidades são as seguintes:

  • destinação final ambientalmente adequada – a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos
  • disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos

Com essas obrigações legais, aquelas companhias que não cuidam do destino/disposição final de seus resíduos estão sujeitas a uma série de problemas. Complicações que começam com o estrago ambiental propriamente dito e podem evoluir para pesadas multas, exposição negativa na mídia, restrições comerciais e o cancelamento de negócios pela falta de uma ‘ficha limpa’.

Qualidade em Engenharia Ambiental

A Nova Ambiental – empresa especializada no desenvolvimento e execução de soluções sustentáveis na área de engenharia ambiental – presta, desde 2002, serviços de transporte, armazenamento temporário e destinação de resíduos ambientalmente adequada para parceiros de vários segmentos de negócios.

Tecnologia, segurança, ‘know how’, profissionalismo, qualidade, cumprimento de prazos e conformidade total com legislações/normas técnicas são as virtudes que transformaram a Nova Ambiental numa organização referência no mercado de terceirização do gerenciamento de resíduos.

Inúmeras empresas que já mantêm uma relação amigável com o meio ambiente – que já implantaram o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e possuem o certificado ISO 14.001 – delegam tarefas como, por exemplo, o coprocessamento e a incineração de resíduos à Nova Ambiental.

Sala de Controle do Processamento de Resíduos

Sala de Controle do Processamento de Resíduos

Vantagens do Coprocessamento de Resíduos

Uma das modalidades de destinação de resíduos ambientalmente adequada é o coprocessamento. Neste processo, os resíduos industriais (como solventes, graxas, pneus, catalisadores e borras) são selecionados, descaracterizados e misturados para formar um “blend” – mistura de grande poder calorífico que, posteriormente, será reaproveitada para alimentar fornos para a produção de cimento.

OBS: Em conformidade com a resolução SIMA No. 145, de 22/12/21, o Lodo Industrial de Estações de Tratamento de Efluentes Industriais poderá ser adequado para destinação final através do processo de Incineração

Com a reutilização de resíduos, o método de coprocessamento é uma alternativa que gera vários benefícios ambientais, sociais e corporativos. Entre eles podemos listar: a preservação de recursos naturais/energéticos; a redução da emissão de CO2 na atmosfera; a diminuição do volume de material descartado em aterros sanitários; o transtorno de armazenar resíduos na fábrica; e a completa destruição térmica do blend (resíduos), entre outros.

A Incineração de Resíduos Industriais

O outro processo de destinação final é a incineração de resíduos, que nada mais é do que a queima de determinados resíduos em câmaras, a partir de temperaturas acima de 800 graus. Esse processo de tratamento térmico é normatizado pelas resoluções N° 316 (de 2002) e N° 386 (de 2006), ambas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Câmara de Incineração de resíduos industriais.

Entre os resíduos que podem ser incinerados estão: rejeitos industriais; lodo industrial; resíduos industrias não perigosos (Classe II); Resíduos de Serviços de Saúde (RSS); solos contaminados, defensivos agrícolas; resíduos líquidos (Classe I e Classe II); óleo ascarel; produtos controlados pela Polícia Civil, Polícia Federal e Exército Brasileiro; reagentes químicos e outros.

Uma primeira câmara incineradora transforma resíduos em cinzas (diminuindo cerca de 90% do volume). Depois, numa segunda câmara acontece a pós-combustão e o tratamento dos gases, antes de sua emissão à atmosfera por meio de chaminé.

A Nova Ambiental executa esses dois processos técnicos – incineração e coprocessamento – com extrema segurança, qualidade e conformidade com as legislações ambientais brasileiras.

Otimize a gestão de resíduos de sua empresa, ajude na preservação do ecossistema e de seus recursos, proteja a sua marca, reforce suas práticas de sustentabilidade junto à comunidade e fique blindado em relação a eventuais sanções ambientais. Conte com soluções tecnológicas da Nova Ambiental para tudo isso.

Consulte a Nova Ambiental

Telefone – (11) 4144-4655

WhatsApp – (11) 96476-2080

SAC – (11) 4205-8454

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCZ5pxYypf4mWI8PfNLCliqA

Facebook – www.facebook.com/NovaAmbiental/

Instagram – https://www.instagram.com/novaambiental/

 

“Imagens e recursos audiovisuais meramente ilustrativos. O tratamento, bem como seu local de realização, dependem de fatores técnicos e operacionais, variando de acordo com o escopo presente na proposta comercial.”

 

síntese
Nome do Artigo
Destinação de Resíduos Correta: Coprocessamento ou Incineração
Descrição
A Nova Ambiental é uma empresa para de multitecnologia para destinação e tratamento de resíduos industriais, tais como incineração e coprocessamento. Com extrema segurança, qualidade e conformidade com as legislações ambientais brasileiras.
Autor
Empresa
Sistema Nova Ambiental
Marca
Sair da versão mobile