As Boas Práticas Ambientais Das Empresas ESG

As boas práticas ambientais das empresas ESG

Pois bem, cada vez mais valorizado no ambiente dos negócios, pode-se dizer que o termo ESG (uma sigla em inglês) é uma espécie de credencial ética que sinaliza as boas práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Mais do que isso, o conceito ESG também está presente no mercado financeiro. E é uma forte tendência na área de investimentos.

Nas bolsas de valores, os chamados fundos e ações ESG definem um tipo de investimento que se faz nas companhias que possuem políticas de gestão norteadas por esses três princípios.

Isso significa que, hoje, as empresas ESG se diferenciam no mercado na medida em que são reconhecidas por suas ações ligadas à sustentabilidade, à responsabilidade social e à sua forma de gestão equilibrada, integrada e segura.

Por isso, a obtenção da chancela ESG ganha bastante relevância e importância nos dias atuais.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esta sigla e algumas soluções ambientais que podem tornar sua empresa ainda mais sustentável e competitiva?

O Que É ESG?

ESG é uma sigla em inglês que significa “Environmental, Social and Governance”, que traduzida para o português quer dizer ambiental, social e governança.

Vale destacar que no Brasil o termo foi “aportuguesado” e virou ASG.

Mas o significado é exatamente o mesmo: companhias e investimentos envolvidos com boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.

Historicamente falando, o conceito ESG nasceu em julho de 2000, após o lançamento do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conforme define a ONU, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

De volta ao ESG, de modo resumido podemos dizer que ele é uma ‘régua’ utilizada para medir o comprometimento das organizações nas três esferas já citadas.

Na área social avalia aspectos como, por exemplo, a relação da empresa com seus clientes, funcionários e a comunidade de seu entorno, ações beneficentes, de saúde, a diversidade de seus colaboradores, gestão de talentos, políticas de inclusão, projetos educativos e o respeito aos direitos humanos e trabalhistas.

Quanto à governança corporativa, contabiliza fatores como a qualidade do relacionamento entre a organização e seus acionistas, o nível de independência do conselho, as interfaces com o poder público, a forma de remuneração dos executivos, os sistemas de transparência e comunicação com a sociedade.

Enquanto isso, a relação amigável de uma empresa com o meio ambiente é mensurada por diversos parâmetros como: políticas/programas de redução de impacto ambiental, utilização racional da água, gestão de resíduos industriais, eficiência energética, logística reversa, emissão de gás carbônico, programas de reflorestamento e outros.

 

 

Crescimento Dos Fundos ESG

No mundo todo os investimentos ESH estão em alta. Mas essa tendência não atesta apenas a importância do tema no mercado financeiro, na verdade sinaliza uma expectativa da sociedade em relação ao cumprimento dos valores ESG pelas empresas.

De acordo com um levantamento encomendado pela revista eletrônica de negócios e investimentos Capital Reset, junto à empresa de pesquisa Morningstar, no ano passado os fundos ESG captaram cerca de R$ 2,5 bilhões no Brasil.

E pelo globo afora a cultura ESG já é uma realidade. No final do ano passado, a consultoria internacional PwC divulgou um relatório que apontou dados reveladores sobre o avanço dos fundos ESG.

O estudo da PwC afirma que o ESG é a maior mudança no cenário dos investimentos desde a introdução das ETFs (fundos de índice).

Para se ter uma ideia, na Europa a previsão é que os ativos ESG atinjam, até 2025, cifras entre 5,5 trilhões e 7,6 trilhões de euros – o equivalente a, respectivamente, 41% e 57% do total de ativos de fundos mútuos do Velho Continente.

O levantamento ainda informa que, nos próximos dois anos, 77% dos investidores institucionais planejam parar de comprar produtos que não sejam não compatíveis com o modelo ESG.

Além disso, 14% dos pesquisados informaram que pretendem suspender seus produtos sem o padrão ESG até 2025.

Como bem resume a PwC, a onda ESG está se aproximando rapidamente.

Ou seja, estamos vivendo uma mudança de paradigma corporativo, na qual as empresas estão convencidas de que as boas práticas ESG e a lucratividade são questões indissociáveis.

Por Que É Importante Ser Uma Organização ESG?

Porque é uma tendência global e, ao que tudo indica, o conceito ESG deve se consolidar como um dos critérios de seleção natural das organizações nas próximas décadas.

Daqui para a frente, ser uma empresa ESG vai fazer toda a diferença no ambiente de negócios.

Em primeiro lugar vai garantir a competitividade da organização e o alinhamento com um novo modelo de gestão global – que legitima as empresas verdadeiramente preocupadas com impacto social, sustentabilidade e governança corporativa.

Mas também vai garantir o reconhecimento de consumidores, parceiros comerciais, investidores, do mercado e de toda a comunidade. Ou seja, todos aqueles atores que, de alguma forma, se relacionam com a sua organização.

Por outro lado, a adoção de práticas ESG vai incrementar e aperfeiçoar os processos de gestão das empresas, tornando-as melhores sob vários aspectos.

E tem ainda o ganho associado à exposição positiva da marca da sua companhia no mercado e na mídia.

Como Anda a Gestão Ambiental De Sua Empresa?

Sendo as questões ambientais um dos pilares do conceito ESG, é necessário que as empresas se tornem mais eficientes nessa área e adotem, de maneira crescente, ações verdes que se mostrem realmente verdadeiras, relevantes e consistentes.

É imprescindível que as companhias cuidem muito bem da gestão daqueles processos que apresentam potencial de impacto ambiental.

Além disso, é imperativo que sigam à risca legislações ambientais – principalmente a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Nº 12.305 de 2010 -,  além de instruções e normas técnicas e ambientais relacionadas ao seu negócio.

E, simultaneamente, é importante que desenvolvam ações e campanhas relacionadas à educação ambiental, à preservação da natureza e de estímulo à economia circular e sustentável.

Ou seja, questões como a gestão dos resíduos industriais, logística reversa, respeito às leis ambientais, redução de impactos à natureza e a conformidade com diretrizes de órgãos oficiais e reguladores devem ser, cada vez mais, administradas de modo sistemático, seguro e profissional.

O Que A Nova Ambiental Pode Fazer Pela Sua Empresa

Tratamento de Resíduos Industriais e Destinação Final

A Nova Ambiental é uma empresa de serviços de tratamento de resíduos industriais e destinação final.

Há duas décadas, a Nova Ambiental auxilia companhias dos mais variados perfis econômicos no aprimoramento da gestão ambiental, contribuindo para a obtenção de certificados de excelência e a implantação de programas de qualidade.

Também atuamos com suporte profissional e especializado em eventuais momentos de gestão de crise ambiental, por exemplo, em casos que envolvem a remediação de solos contaminados.

Conheça, abaixo, algumas das nossas soluções e serviços que podem aumentar a performance ambiental da sua empresa e transformá-la numa organização com emblema ESG.

O Planares é uma estratégia para “operacionalizar as disposições legais, princípios, objetivos e diretrizes” estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos/PNRS (Lei nº 12.305/2010) – legislação ambiental do Brasil que completou uma década de vigência e que prevê o Planares como um dos instrumentos legais para a sua plena efetivação.

Logística e Manufatura Reversa

Também conhecida como manufatura reversa, a logística reversa é um processo que promove o desmonte, a separação e o posterior reaproveitamento de itens dos produtos eletroeletrônicos.

Permite a reutilização de materiais valiosos como vidro, metais e plásticos, que são novamente reintroduzidos na cadeia produtiva.

Coprocessamento de Resíduos Industriais

Método de manejo que garante a destruição segura e sustentável de sobras industriais, bem como o seu reaproveitamento energético.

Como funciona: na planta fabril da Nova Ambiental, os resíduos industriais são triturados e misturados a lotes de solos contaminados.

O resultado de tudo isso é o ‘blend’, material de alto poder calorífico que servirá como combustível para alimentar as caldeiras das companhias fabricantes de cimento.

Lixões e o Marco do Saneamento Básico

Lixões e o Marco do Saneamento Básico

Incineração de Resíduos Industriais

Neste processo de tratamento térmico, os resíduos fabris são incinerados (em grandes câmaras) quando submetidos a temperaturas acima de 800 graus.

Depois da incineração, ainda ocorre o processo chamado ‘afterburner’, que é o tratamento dos gases gerados durante a queima.

Podem ser incinerados os resíduos perigosos (Classe I) e os não perigosos (Classe II), categorias estas que são definidas pela NBR 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O método de incineração é regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), por meio das resoluções Nº 316 e Nº 386.

Sala de Controle do Processamento de Resíduos

Sala de Controle do Processamento de Resíduos

Remoção de Solo, Tratamento e Destinação Final para Remediação de Solos Contaminados

Solução adequada para negócios, como empreendimentos imobiliários e postos de combustíveis, que se deparam com situações inesperadas envolvendo o gerenciamento de solos contaminados ou afetados por substâncias poluentes ou tóxicas.

A Nova Ambiental executa serviços de tratamento de resíduos industriais, tratamento térmico (coprocessamento) e destinação final adequada desses solos contaminados, de maneira ágil, eficiente e com total segurança jurídica.

A remediação de solos contaminados minimiza impactos ambientais, danos à saúde pública e prejuízos operacionais e financeiros à empresa envolvida com esse tipo de transtorno.

A Nova Ambiental participou, recentemente, de uma bem-sucedida operação comercial envolvendo os processos de remediação de solo contaminado e o posterior coprocessamento deste material. A intervenção – articulada em parceria com uma empresa de consultoria ambiental – ocorreu numa área contaminada com resíduos tóxicos à saúde humana localizada na cidade de São Paulo (SP).

A Nova Ambiental participou, recentemente, de uma bem-sucedida operação comercial envolvendo os processos de remediação de solo contaminado e o posterior coprocessamento deste material. A intervenção – articulada em parceria com uma empresa de consultoria ambiental – ocorreu numa área contaminada com resíduos tóxicos à saúde humana localizada na cidade de São Paulo (SP).

Essas são apenas algumas das soluções da Nova Ambiental voltadas para indústrias geradoras de resíduos.

Caso queira conhecer nosso portfólio completo de serviços e tecnologias ambientais, procure a gente!

Atendimento Nova Ambiental

Telefone – (11) 4144-4655

WhatsApp – (11) 96476-2080

SAC – (11) 4205-8454

 

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCZ5pxYypf4mWI8PfNLCliqA

Facebook – www.facebook.com/NovaAmbiental/

Instagram – https://www.instagram.com/novaambiental/

 

Facebook – www.facebook.com/NovaAmbiental/

Instagram – https://www.instagram.com/novaambiental/

síntese
As Boas Práticas Ambientais Das Empresas ESG
Nome do Artigo
As Boas Práticas Ambientais Das Empresas ESG
Descrição
As empresas ESG se diferenciam no mercado na medida em que são reconhecidas por suas ações ligadas à sustentabilidade, à responsabilidade social e à sua forma de gestão equilibrada, integrada e segura. A Nova Ambiental executa serviços de tratamento de resíduos industriais, tratamento térmico (coprocessamento) e destinação final adequada desses solos contaminados, de maneira ágil, eficiente e com total segurança jurídica.
Autor
Empresa
Sistema Nova Ambiental
Marca

Com extremo zêlo, profissionalismo, seriedade e competência, a Nova Ambiental conta com soluções sustentáveis.

Coprocessamento de Resíduos industriais é a etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Coprocessamento de Resíduos

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)

Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Descaracterização de Resíduos. Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Descaracterização de Resíduos

Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Transporte de Resíduos Perigosos com veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Transporte de Resíduos Perigosos

Veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Incineração de Resíduos. Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Incineração de Resíduos

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação, disponibilizamos diversas técnicas de remediações.

Remediação Para Áreas Contaminadas

Remediação Para Áreas Contaminadas. Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação, disponibilizamos diversas técnicas de remediações.)

Contamos com licença da CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Armazenamento Temporário

Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Manufatura Reversa de Eletrônicos Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Manufatura Reversa de Eletrônicos

Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Lixo Importado: Um Problema Global

Lixo Importado: Um Problema Global

Enquanto boa parte da sociedade e das empresas se esforça na busca e no aperfeiçoamento de práticas ambientais sustentáveis, um grave e silencioso problema se alastra pelo mundo: a importação ilegal de lixo. A atividade clandestina desafia leis ambientais e ocorre na...

Coleta Adequada de Amostras dos Resíduos Industriais

Coleta Adequada de Amostras dos Resíduos Industriais

O Tratamento de resíduos e destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos industriais é uma obrigação, prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), para todas as empresas geradoras de material residual proveniente de suas atividades fabris. No âmbito dessa grande responsabilidade socioambiental das companhias, é fundamental a precisão durante o processo de coleta de amostras dos resíduos industriais.