A Incineração de medicamentos é um método para descartar resíduos da indústria farmacêutica de maneira correta. A gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é uma prioridade em escala global que envolve a sociedade civil, o poder público e o setor produtivo.

Como Descartar Resíduos da Indústria Farmacêutica

A gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é uma prioridade em escala global que envolve a sociedade civil, o poder público e o setor produtivo. E no meio desse enorme guarda-chuva de responsabilidades sócio-ambientais, uma delas é como descartar resíduos da indústria farmacêutica de maneira correta.

Em nome da proteção ambiental e da saúde pública, a Política Nacional de Resíduos SólidosPNRS (Lei nº 12.305/10) exige esse cuidado por parte de todas empresas que lidam com materiais farmacêuticos.

Por isso, fabricantes e distribuidores de medicamentos, redes de farmácias e drogarias, hospitais, clínicas (médicas e veterinárias), laboratórios e negócios afins são obrigados a providenciar a destinação final ambientalmente adequada desse tipo de produto.

Mas, afinal, como descartar resíduos da indústria farmacêutica de maneira segura, sustentável e de acordo com a legislação nacional?

A seguir, conheça um pouco mais sobre o método de incineração de resíduos farmacêuticos e as vantagens que essa tecnologia pode agregar ao processo de gestão ambiental da sua organização.

E na sequência, apresentamos um panorama sobre o setor de fármacos: faturamento, volume de vendas, sua presença no mercado e importância para a economia nacional e mundial.

Incineração de Medicamentos

Sua empresa possui uma estratégia eficiente no que diz respeito a como descartar resíduos da indústria farmacêutica de modo legal e sustentável?

Primeiramente, é necessário saber que muitos dos resíduos presentes nos produtos da indústria farmacêutica são considerados perigosos.

Isso significa que os produtos manufaturados e depois descartados por toda a cadeia farmacêutica estão enquadrados na Classe I da NBR 10004, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A NBR 10004, não custa lembrar, é a norma que descreve e lista os resíduos perigosos com potencial de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

Em suma, vários produtos farmacêuticos contêm substâncias tóxicas, inflamáveis e outras que, em caso de descarte inapropriado, podem ser nocivas à população e causar impactos ambientais – por exemplo, a contaminação do solo, mananciais (superficiais e subterrâneos), áreas verdes e espaços urbanos.

Por isso, empresas do setor são obrigadas a assegurar o descarte seguro de medicamentos e outros produtos farmacêuticos já utilizados, fora do prazo de validade, barrados em controles de qualidade ou decorrentes de perdas durante o processo de fabricação.

A incineração é a solução ideal, segura e definitiva para companhias que precisam fazer o tratamento de lotes de produtos com essas características.

Durante este processo do tratamento, os resíduos farmacêuticos – Classe I (resíduos perigosos) e Classe II (não perigosos) – são queimados em câmaras especiais que produzem temperaturas superiores a 800º C (Celsius).

A principal vantagem dessa eficiente tecnologia de destruição de resíduos, que é regulamentada pelas resoluções Nº 316 e Nº 386, do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), é a destruição total dos resíduos e seus patógenos.

Porém, também é importante dizer que o método de incineração de produtos farmacêuticos é realizado tendo em vista o controle de emissões atmosféricas.

Após a destruição térmica dos resíduos, os gases decorrentes do processo são devidamente tratados numa fase denominada afterburner, na qual são purificados com cal hidratada, carvão ativado e através de filtros de manga.

O Setor Farmacêutico

Em 2020, as empresas do setor farmacêutico no Brasil movimentaram R$ 76,9 trilhões, valor equivalente à venda de 4,7 trilhões de unidades/caixas de medicamentos, apontam dados do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos).

A circulação desse fantástico volume de caixas de remédios representou um crescimento de 8,33% em comparação ao total de unidades comercializadas pelo setor em 2019 (4,3 trilhões de caixas).

Outra estatística que atesta a força do setor diz respeito ao comércio internacional. Somadas as exportações e importações, no ano passado a indústria farmacêutica instalada no Brasil movimentou mais de US$ 8 trilhões.

Paralelamente, dados apresentados no Guia 2020 Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa)  – baseados no IQVIA, The Global Use of Medicine in 2019 and Outlook to 2023 – indicam que o Brasil é uma potência em ascensão no mercado mundial de produtos farmacêuticos.

Segundo o estudo, atualmente o país oscila entre o 6º e o 7º lugar no ranking global, mas até 2023 deve atingir a quinta posição posição, somente atrás dos Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.

Empresa de Incineração de Medicamentos

Instalada na cidade de Itapevi (SP), a Nova Ambiental – empresa de multitecnologia na área de tratamento de resíduos – possui uma planta industrial com moderna infraestrutura para o atendimento de demandas comerciais envolvendo o descarte de resíduos da indústria farmacêutica.

Além de ‘know how’, tecnologia e qualidade, dispomos de uma equipe técnica amplamente treinada e habilitada para a incineração de produtos/materiais provenientes da cadeia farmacêutica e de outros segmentos classificados pela NBR 10004.

Somos uma companhia de serviços ambientais, cuja especialidade é o tratamento de diferentes tipos resíduos industriais e urbanos por meio de tecnologias como:

Todos os serviços da Nova Ambiental são executados em absoluta conformidade com legislações, resoluções e normas vigentes no Estado de São Paulo e no Brasil. E também são devidamente registrados com a emissão do Certificado de Destinação Final de Resíduos (CDF) – documento comprobatório para fins de fiscalização, licenciamentos ambientais e outras finalidades.

Desde 2002, nosso negócio é garantir à rede de clientes parceiros da Nova Ambiental a oferta de soluções seguras, rentáveis e sustentáveis na área de destinação final ambientalmente adequada dos resíduos. Procure a gente!

Consulte a Nova Ambiental!

 

Fonte das Imagens: Acervo Nova Ambiental

 

“Imagens e recursos audiovisuais meramente ilustrativos. O tratamento, bem como seu local de realização, dependem de fatores técnicos e operacionais, variando de acordo com o escopo presente na proposta comercial.”

 

síntese
Como Descartar Resíduos da Indústria Farmacêutica
Nome do Artigo
Como Descartar Resíduos da Indústria Farmacêutica
Descrição
A Incineração de medicamentos é um método para descartar resíduos da indústria farmacêutica de maneira correta. A gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é uma prioridade em escala global que envolve a sociedade civil, o poder público e o setor produtivo.
Autor
Empresa
Sistema Nova Ambiental
Marca

Com extremo zêlo, profissionalismo, seriedade e competência, a Nova Ambiental conta com soluções sustentáveis.

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Coprocessamento de Resíduos

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)

Resíduos da Indústria Farmacêutica

Multitecnologia na área de tratamento de resíduos para atender as demandas da indústria farmacêutica

Descaracterização de Resíduos Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Descaracterização de Resíduos

Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Transporte de Resíduos Perigosos Veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Transporte de Resíduos Perigosos

Veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

A Nova Ambiental - empresa de multitecnologia na área de tratamento de resíduos e embalagens aerossol - tem expertise na descaracterização de embalagens, manufatura reversa e dispõe de infraestrutura moderna e tecnologia para o tratamento e destinação final de embalagens pós-consumo de aerossóis.

Logística Reversa Para Aerossol

Descaracterização de embalagens e logística reversa. Infraestrutura e tecnologia para tratamento e destinação final de embalagens de aerossol.

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Incineração de Resíduos

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Remediação Ambiental e Solo Contaminado Remediação Para Áreas Contaminadas. Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação. Multitecnologia para no tratamento de solo contaminado.

Remediação Ambiental e Solo Contaminado

Remediação Para Áreas Contaminadas. Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação. Multitecnologia para no tratamento de solo contaminado.

Armazenamento Temporário Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Armazenamento Temporário

Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos.

Manufatura Reversa de Eletrônicos Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Manufatura Reversa de Eletrônicos

Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

A Nova Ambiental dá suporte para Retorno Fiscal ou Dedutibilidade Fiscal a empresas interessadas em aperfeiçoar a sua performance ambiental, tributária e financeira, com a oferta de serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal.

Retorno Fiscal de Produtos Inservíveis

Dedutibilidade Fiscal e serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal, tributária e ambiental.