Simulador taxa CADRI CETESB

Simulador para Cálculo do CADRI – CETESB

Referência: CETESB

Simulador calcula o valor a ser pago no CADRI da CETESB

O cálculo do valor do CADRI – Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental, da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) – uma das principais obrigações ambientais das empresas geradoras de resíduos industriais -, sofreu alterações importantes no final de 2019.

Isso se deu com a publicação do Decreto Nº 64.512, do Governo do Estado de São Paulo.

Esse decreto paulista deu nova redação a dispositivos do Regulamento da Lei Nº 997, de 31 de maio de 1976, que dispõe sobre “a prevenção e o controle da poluição do meio ambiente, referentes ao licenciamento ambiental, e dá providências correlatas”.

As mudanças foram as novas fórmulas de cálculos de valores cobrados pela CETESB para a expedição de Licenças ambientais, Pareceres Técnicos para Recebimento de Resíduos de Interesse e Certificados de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI). 

Para auxiliar empresas clientes e parceiros comerciais nesta tarefa, a Nova Ambiental desenvolveu uma ferramenta exclusiva para o cálculo deste documento imprescindível a todos os agentes envolvidos com o armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final de resíduos industriais no território do Estado.

O que é o CADRI?

O CADRI – Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental é um documento ambiental emitido exclusivamente pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Saiba mais aqui: https://www.cetesb.sp.gov.br/licenciamento/pdf/CADRI.pdf

É o documento que certifica o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, licenciados ou autorizados pela CETESB.

O CADRI é obrigatório para todos os tipos de resíduos de interesse. Desde a sua geração até o tratamento (destinação ou disposição final).

Para solicitar o CADRI, a empresa deve apresentar documentação necessária exigida pela Cetesb, comprovante de pagamento para a expedição do certificado e, eventualmente, a apresentação de laudos com informações qualitativas e quantitativas a respeito do tipo de resíduo.

Vale destacar que os resíduos de interesse ambiental que devem ser citados no CADRI envolvem:

  • Resíduos industriais considerados perigosos (Resíduos Classe I), que são descritos e classificados pela NBR 10004 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), conforme sua inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade
  • resíduos diversos como: lixo domiciliar coletado pelo serviço público (quando enviado a aterro privado ou para outros municípios), lodo de sistemas de tratamento de água, de tratamento de efluentes líquidos industriais e de efluentes líquidos sanitários, EPIs contaminados, resíduos de serviços de saúde (RSS) dos Grupos A, B e E (Resolução CONAMA 358), resíduos de curtume e de indústria de fundição não caracterizados como Classe I, resíduos de portos e aeroportos, resíduos de agrotóxicos e suas embalagens, efluentes líquidos gerados em fontes de poluição e CDR (Combustível Derivado de Resíduos Sólidos)

Mais informações sobre este assunto estão disponíveis  no link

https://cetesb.sp.gov.br/licenciamentoambiental/outros-documentos/#1505276168403-123f1e6f-7bc3 e no Portal de Licenciamento Ambiental da Cetesb https://portalambiental.cetesb.sp.gov.br/pla/welcome.do?ocurredException=null&timeException=null.

A importância do preenchimento correto do CADRI

O CADRI é uma ferramenta essencial e obrigatória para empresas paulistas envolvidas com as diferentes formas de gerenciamento de resíduos industriais.

Na verdade, é um documento ambiental que certifica a adoção de práticas previstas por lei em relação à gestão de resíduos, desde a geração até a sua destinação/disposição final ambientalmente adequada.

Basicamente, o CADRI atesta o envio de resíduos de interesse ambiental a destinos específicos, e devidamente regulamentados, de armazenamento, tratamento e destinação/disposição final dos mesmos.

Nesse sentido, é válido salientar que o CADRI cumpre diretrizes e orientações estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos/PNRS (Lei Nº 12.305/10)  e pela Política Estadual de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.300, de 16 de março de 2006).

Como se sabe, a gestão inadequada de resíduos industriais pode acarretar problemas como notificações, multas, suspensão de alvará, paralisação das atividades e até o fechamento da empresa conforme a gravidade da infração.

Na medida em que mapeia, certifica e permite o rastreamento da circulação de resíduos industriais no Estado, o CADRI é uma ferramenta importante para a prevenção de danos ambientais – causados pelo descarte ilegal, falta de tratamento ou destinação final inadequada dos rejeitos fabris – e a proteção da saúde pública.

Em outras palavras, pode-se dizer que o CADRI é um dos instrumentos que ajuda a promover o equilíbrio entre as atividades industriais, o meio ambiente e a sociedade.

Expertise no setor de soluções ambientais

Instalada no município de Itapevi (SP), a Nova Ambiental é uma companhia que há duas décadas apoia empresas na gestão de seus diferentes processos ambientais.

A Nova Ambiental atende companhias de diversos segmentos com serviços de tratamento de resíduos, (coprocessamento, incineração, gestão de solos contaminados e outros) e destinação final ambientalmente adequada.

Garantimos a execução de operações ambientais com total segurança operacional e jurídica, conforme padrões técnicos e legislações nacionais vigentes.

Em suas próximas demandas relacionadas à gestão de resíduos industriais, conte com a credibilidade, tecnologia, segurança e idoneidade da Nova Ambiental.

Consulte a Nova Ambiental

Telefone – (11) 4144-4655

WhatsApp – (11) 96476-2080

SAC – (11) 4205-8454

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCZ5pxYypf4mWI8PfNLCliqA

Facebook – www.facebook.com/NovaAmbiental/

Instagram – https://www.instagram.com/novaambiental/

Com extremo zêlo, profissionalismo, seriedade e competência, a Nova Ambiental conta com soluções sustentáveis.

Coprocessamento de Resíduos industriais é a etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Coprocessamento de Resíduos

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)

Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Descaracterização de Resíduos. Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Descaracterização de Resíduos

Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Transporte de Resíduos Perigosos com veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Transporte de Resíduos Perigosos

Veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Logística Reversa Para Aerossol</a></h2> <p>Descaracterização de embalagens, manufatura reversa.  Infraestrutura moderna e tecnologia para o tratamento e destinação final de embalagens pós-consumo de aerossóis.

Logística Reversa Para Aerossol

Descaracterização de embalagens, manufatura reversa. Infraestrutura e tecnologia para tratamento e destinação final de embalagens pós-consumo de aerossóis.

Incineração de Resíduos. Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Incineração de Resíduos

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Remediação Ambiental, Remoção de Solo Contaminado e Tratamento

Remediação Ambiental e Solo Contaminado

Remediação Para Áreas Contaminadas. Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação. Multitecnologia para no tratamento de solo contaminado.

Contamos com licença da CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Armazenamento Temporário

Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Manufatura Reversa de Eletrônicos Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Manufatura Reversa de Eletrônicos

Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Retorno Fiscal e Dedutibilidade Fiscal  de Produtos Inservíveis e serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal, tributária e ambiental.

Retorno Fiscal de Produtos Inservíveis

Dedutibilidade Fiscal e serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal, tributária e ambiental.

Não encontrou o que procura?

Clique no botão abaixo e fale com a nossa equipe comercial