O ESG já se tornou uma prioridade das agendas corporativas. Isto porque consumidores, investidores e a sociedade como um todo exigem, cada vez mais, boas práticas ambientais, sociais e de governança por parte das organizações.
De maneira progressiva, uma grande parte das companhias – desde startups até grandes grupos empresariais – busca credenciais ESG para endossar o seu compromisso com a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento social, a ética financeiro-comercial, a economia circular e a sustentabilidade.
Particularmente, a pauta ESG é um assunto de extrema relevância entre as empresas geradoras de resíduos de interesse ambiental, pois elas precisam acelerar a otimização de seus processos de gestão de resíduos industriais (tratamento e destinação final) para serem mais competitivas.
Para companhias envolvidas com o manejo de resíduos industriais, as práticas ESG são essenciais para alcançar dividendos, excelência ambiental e o reconhecimento social de práticas verdes.
Qual é a importância do ESG para as empresas?
ESG é uma sigla em inglês que significa “Environmental, Social and Governance” (meio ambiente, social e governança).
O ESG floresceu como um movimento dentro das organizações, desde então interessadas em tornar seus processos e práticas mais transparentes e sustentáveis em relação a esses três pilares.
Mas a expansão da sigla ESG no universo corporativo, a partir da virada do milênio, não foi gratuita ou espontânea. Foi impulsionada pelo surgimento de um novo olhar da sociedade, consumidores e do mercado sobre a conduta e a responsabilidade do setor empresarial nas esferas ética, ambiental, social e financeira.
A importância do ESG, portanto, diz respeito ao atendimento desse conjunto de expectativas de clientes/consumidores, stakeholders e da comunidade em relação ao comportamento e atitudes da empresa.
De acordo com a pesquisa “ESG e sua Comunicação nas Organizações no Brasil” – realizada pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) -, o ESG é uma “prioridade máxima” na agenda corporativa de 95% das empresas participantes do levantamento. No total, 79 empresas paulistas foram ouvidas nesta pesquisa.
Qual é a ligação do ESG com a ética empresarial e competitividade?
Hoje, a implantação de políticas ESG, quando são realmente efetivas, contribui com a pavimentação de um cenário mais favorável aos negócios.
Isto é, garante às empresas mais condições de competitividade, boa reputação sócio-ambiental, fidelização de clientes/consumidores e maior capacidade de atração de investimentos, entre outras vantagens.
Companhias com patentes ESG atendem anseios de uma faixa de consumidores e do mercado cada vez mais conscientes, e exigentes, quanto a questões ecológicas, de responsabilidade social e ético-mercadológicas (ações antitruste, contra corrupção, fraudes licitatórias e outras formas de favorecimento ilegal).
O que uma empresa precisa fazer para ser ESG?
Para ser uma organização reconhecida como ESG, a empresa precisa adotar/implantar um pacote de boas práticas ligadas ao meio ambiente, governança corporativa e compromisso social.
A área da governança envolve, por exemplo, a instituição de regras de compliance e políticas antifraude, ferramentas de mensuração de metas ESG, a existência de conselhos com independência/autonomia, políticas claras de remuneração e a relação transparente com acionistas, poder público e consumidores, entre outros fatores.
No social, diz respeito a programas de diversidade e inclusão (D&I), à existência de projetos sociais (educativos, culturais, saúde), ao relacionamento da empresa com clientes, colaboradores, parceiros comerciais e a comunidade, à obediência dos direitos humanos e trabalhistas, além de outras ações desenvolvidas pela organização.
Já no campo ambiental compreende temas como descarbonização, ações de logística reversa e reciclagem, mitigação de impactos ambientais, desenvolvimento de produtos e serviços com ‘pegada verde’, uso racional da água, uso de fontes alternativas de energia e a gestão adequada dos resíduos industriais (tratamento e destinação final).
Para monitorar sua evolução ESG, as empresas devem elaborar e manter relatórios de métricas, só assim elas identificam o seu nível de eficiência, reputação e sustentabilidade.
Com esses dados em mãos, é fundamental que a empresa comunique sua performance e evolução ESG para stakeholders, consumidores e à comunidade na qual está inserida e com a qual se relaciona.
Qual a relevância dos fatores ESG no Brasil e no mundo?
A cultura ESG é uma tendência internacional, que mobiliza as companhias – multinacionais ou não – a se tornarem mais eficientes nos processos relacionados ao ambiente, social e governança corporativa.
Em nível global, a relevância do ESG passa pela constituição de uma grande rede de empresas responsáveis, competitivas e realmente preocupadas em equalizar lucros, bem-estar social e sustentabilidade.
Cabe observar que, hoje, empresas com ativos ESG (green assets) despertam forte e crescente interesse entre agentes/investidores do mercado financeiro.
De acordo com um relatório da Bloomberg Intelligence (BI), o mercado global de ativos ESG pode alcançar US$ 51 trilhões até 2025.
Nova Ambiental: parceira de políticas ESG
A Nova Ambiental é uma empresa especializada em soluções de transporte, tratamento e destinação final de resíduos industriais.
Há duas décadas, a Nova Ambiental atende demandas empresariais relacionadas ao gerenciamento de diversos tipos de resíduos industriais (Classe 1 e Classe 2) além de solos de áreas contaminadas.
A empresa oferece soluções ágeis, econômicas e com total segurança jurídica (rastreabilidade dos resíduos).
Além disso, os serviços profissionais da Nova Ambiental são executados em total conformidade com leis ambientais e normas técnicas de segurança.
Em seu parque multitecnológico – localizado no município de Itapevi (SP) -, a Nova Ambiental disponibiliza serviços variados de engenharia ambiental a fábricas de produtos farmacêuticos, automóveis, bebidas, alimentos, químicos, eletroeletrônicos, hotéis, hospitais, clínicas, laboratórios e empresas do setor imobiliário, entre outros clientes.
Com reconhecido ‘know how’ no mercado de gerenciamento de resíduos industriais, a Nova Ambiental oferece soluções modernas, eficientes e sustentáveis para ajudar sua empresa a avançar em direção às metas de ESG.
Nesse sentido, os principais serviços/soluções da Nova Ambiental são:
- Coprocessamento de resíduos ‘(blendagem’)
- Incineração de resíduos
- Gestão de resíduos de serviços de saúde (RSS)
- Tratamento de resíduos por autoclave
- Remoção, tratamento e destinação final de resíduos perigosos (Classe 1), incluindo solos de áreas contaminadas
- Manufatura reversa de eletroeletrônicos e aerossóis
- Armazenamento temporário
- Tratamento de lodo industrial (Estações de Tratamento de Efluentes)
- Descaracterização de resíduos (proteção de marca)
Fale com a Nova Ambiental!
“Imagens e recursos audiovisuais meramente ilustrativos. O tratamento, bem como seu local de realização, dependem de fatores técnicos e operacionais, variando de acordo com o escopo presente na proposta comercial.”
*Imagens são do acervo da Nova Ambiental.