MTR Online, Obrigatório a Partir de Janeiro de 2021

A partir do dia 1º de janeiro de 2021, todas as empresas instaladas no território brasileiro que são geradoras de resíduos – e sujeitas à elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) – obrigatoriamente terão que utilizar o MTR online em suas operações comerciais envolvendo a geração, transporte, armazenamento temporário e destinação de resíduos.

A partir do dia 1º de janeiro de 2021, todas as empresas instaladas no território brasileiro que são geradoras de resíduos – e sujeitas à elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) – obrigatoriamente terão que utilizar o MTR online em suas operações comerciais envolvendo a geração, transporte, armazenamento temporário e destinação de resíduos. Mas a sua companhia já está preparada para atender essa diretriz nacional e compulsória envolvendo o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR)?

Desde meados deste ano, a Nova Ambiental já está devidamente cadastrada como empresa “destinadora, transportadora e armazenadora temporária de resíduos” nesta plataforma digital que, a partir do segundo semestre, já operou em regime experimental.

Neste período de ambientação, a Nova Ambiental compartilhou informações, orientou e assessorou seus parceiros comerciais sobre a adesão e o funcionamento da nova ferramenta virtual – que foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente e estabelecida pela Portaria Nº 280, de 29 de junho de 2020.

A seguir, a Nova Ambiental apresenta um rápido tutorial com os passos que você e sua empresa deverão seguir para o correto preenchimento do MTR online, documento autodeclaratório e compulsório para todos os geradores de resíduos no Brasil. Vamos lá!

Saiba mais!

A Nova Ambiental preparou um material digital bastante completo e intuitivo, que permite a visualização gráfica detalhada do preenchimento do MTR online, via SINIR, e traz outras informações importantes sobre este assunto.

Faça Download Agora:

Orientações para preenchimento MTR on-line

A partir do dia 1º de janeiro de 2021, todas as empresas instaladas no território brasileiro que são geradoras de resíduos – e sujeitas à elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) – obrigatoriamente terão que utilizar o MTR online em suas operações comerciais envolvendo a geração, transporte, armazenamento temporário e destinação de resíduos.

Orientações para preenchimento MTR on-line. Download. Fique por dentro de todas essas novidades e exigências que valerão a partir de janeiro de 2021.

 

A Plataforma SINIR

O preenchimento do MTR online é gratuito deverá ser efetuado por meio do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR).

Cadastro na Plataforma

O primeiro passo, portanto, é acessar o endereço <mtr.sinir.gov.br/#/inicio>

Na aba “Novo Usuário” é possível realizar o cadastramento preenchendo os dados básicos da empresa geradora, incluindo assim o responsável pela operação da plataforma.

Se a sua empresa ainda não possui cadastro na plataforma, será necessário fazê-lo para conseguir gerar o MTR online e, depois, preenchê-lo.

Emissão de MTR online

  • Com o cadastro já efetuado, selecione a aba “Manifesto” e em seguida escolha a opção “Novo MTR”
  • “Resíduo/Código Ibama” – o primeiro campo a ser preenchido, que descreve o tipo de resíduo que será transportado; aqui, é preciso selecionar o código do resíduo, que é estabelecido pela Instrução Normativa Nº 13/2012, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Para consultar a lista de códigos, você pode consultar um dos links abaixo:

Ibamahttp://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/legislacao/IBAMA/IN0013-181212.PDF

Legiswebhttps://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=248656

  • O passo seguinte é o preenchimento dos campos “Quantidade”, “Unidade”, “Estado Físico”, “Classe” (que é preenchido automaticamente após seleção do Resíduo/Código Ibama), “Acondicionamento” e “Tratamento
  • No próximo campo, deverão ser preenchidos:
  1. Nº ONU” – número com quatro algarismos, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para classificar o tipo de resíduo perigoso;
  2. Classe de Risco” – número que define a classe ou subclasse do resíduo que será transportado;
  3. Nome de Embarque” – descrição do resíduo (explosivos; gases; líquidos inflamáveis; sólidos inflamáveis; substâncias sujeitas a combustão espontânea; substâncias que em contato com a água emitem gases inflamáveis; substâncias oxidantes; peróxidos orgânicos; substâncias tóxicas/venenosas; substâncias infectantes; substâncias radioativas; resíduos corrosivos ou substâncias perigosas diversas);
  4. – “Grupo de Embalagem” – selecionar uma das três categorias de embalagem (I, II ou III) para, respectivamente, resíduos de alto risco, médio risco ou baixo risco;
  • Código Interno” e “Descrição Interna” – necessária consulta na resolução ANTT 5232 / 2016 para realizar o correto preenchimento, de acordo com o resíduo selecionado;
  • Observação” – espaço para o gerador citar informações adicionais e/ou pertinentes sobre o resíduo transportado, caso considere necessário
  • Transportador” – dados da empresa responsável pelo transporte, do motorista, placa do veículo e data de expedição
  • Destinador” – dados da empresa que fará a adequada destinação do resíduo

MTR é Obrigatório Para o Transporte de Resíduos

O Artigo 10 da Portaria Nº 280 determina que “após a emissão do MTR pelo gerador, o transportador deverá manter, durante todo o transporte, uma via do MTR, em meio físico ou digital”.

Isso significa que o motorista terá que portar uma cópia impressa ou virtual do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) durante todo o trajeto do lote residual, desde a fonte geradora até a empresa de destino final.

A Nova Ambiental

A Nova Ambiental e uma empresa especializada na área de engenharia ambiental que oferece diversos serviços de tratamento/destinação adequada de resíduos (que podem ser integrados com a contratação de serviços de transporte).

Desde 2002, a companhia atende organizações de todos os segmentos que terceirizam a gestão de seus resíduos tendo em vista segurança, qualidade, tecnologia, profissionalismo e sustentabilidade.

A pasta de serviços/operações da Nova Ambiental inclui:

síntese
MTR Online, Obrigatório a Partir de Janeiro de 2021
Nome do Artigo
MTR Online, Obrigatório a Partir de Janeiro de 2021
Descrição
A Nova Ambiental preparou um material completo e intuitivo, que permite a visualização gráfica detalhada do preenchimento do MTR online, via SINIR, e traz outras informações importantes sobre este assunto.
Autor
Empresa
Sistema Nova Ambiental
Marca

Com extremo zêlo, profissionalismo, seriedade e competência, a Nova Ambiental conta com soluções sustentáveis.

Coprocessamento de Resíduos industriais é a etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Coprocessamento de Resíduos

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)

Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Descaracterização de Resíduos. Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Descaracterização de Resíduos

Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Transporte de Resíduos Perigosos com veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Transporte de Resíduos Perigosos

Veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Logística Reversa Para Aerossol</a></h2> <p>Descaracterização de embalagens, manufatura reversa.  Infraestrutura moderna e tecnologia para o tratamento e destinação final de embalagens pós-consumo de aerossóis.

Logística Reversa Para Aerossol

Descaracterização de embalagens, manufatura reversa. Infraestrutura e tecnologia para tratamento e destinação final de embalagens pós-consumo de aerossóis.

Incineração de Resíduos. Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Incineração de Resíduos

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Remediação Ambiental, Remoção de Solo Contaminado e Tratamento

Remediação Ambiental e Solo Contaminado

Remediação Para Áreas Contaminadas. Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação. Multitecnologia para no tratamento de solo contaminado.

Contamos com licença da CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Armazenamento Temporário

Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Manufatura Reversa de Eletrônicos Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Manufatura Reversa de Eletrônicos

Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Retorno Fiscal e Dedutibilidade Fiscal  de Produtos Inservíveis e serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal, tributária e ambiental.

Retorno Fiscal de Produtos Inservíveis

Dedutibilidade Fiscal e serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal, tributária e ambiental.

Despressurização de Aerossóis

Despressurização de Aerossóis. Nosso equipamento pode tratar latas de aerossóis e gás refrigerante. Neste processo os líquidos e os gases são totalmente capturados, os gases que possuem um alto poder de queima e são utilizados como fonte de energia para o nosso incinerador, já os líquidos são direcionados para os tratamentos disponíveis e adequados na Nova Ambiental.