Desde o início de março, duas cartilhas pedagógicas de conteúdo ambiental se juntaram ao kit de material escolar de estudantes do 3º ano do ensino fundamental do município de Itapevi (SP). As publicações – lançadas por meio de uma parceria entre a Prefeitura local e empresas privadas, entre as quais a Nova Ambiental – abordam questões como a defesa da fauna e as formas de desrespeito à natureza.

Os livros infantis “Cartilha de Proteção Animal” e “Lei dos Crimes Ambientais para Crianças” foram lançados durante um evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, na Câmara Municipal de Itapevi.

As publicações – lançadas por meio de uma parceria entre a Prefeitura local e empresas privadas, entre as quais a Nova Ambiental – abordam questões como a defesa da fauna e as formas de desrespeito à natureza. Os livros infantis “Cartilha de Proteção Animal” e “Lei dos Crimes Ambientais para Crianças” foram lançados durante um evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, na Câmara Municipal de Itapevi.

Os livros infantis “Cartilha de Proteção Animal” e “Lei dos Crimes Ambientais para Crianças” lançados durante um evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, na Câmara Municipal de Itapevi.

Os lançamentos integram as atividades do projeto Ler, Educar e Preservar, que é desenvolvido pela equipe da pasta municipal com o reconhecimento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Através da linguagem de quadrinhos, os dois títulos apresentam e abordam os principais conceitos de educação ambiental e sustentabilidade. Tudo de maneira lúdica, com ilustrações coloridas, passatempos e jogos para os alunos. O conteúdo pedagógico dos títulos já está sendo trabalhado nas salas de aula das redes pública e privada de Itapevi.

O objetivo das duas cartilhas, salientam os realizadores, é a conscientização ecológica das crianças, por meio de conteúdo que reforça a necessidade de preservação, respeito e zelo com o meio ambiente e os animais.

Para a Nova Ambiental, a oportunidade de copatrocinar este projeto lúdico-ecológico vai muito além de uma ação rotineira de responsabilidade social. No entendimento de toda a empresa  – direção, colaboradores e seus parceiros – trata-se de uma valiosa ocasião para fomentar princípios de educação ambiental e de cidadania junto a crianças e adolescentes da cidade. “Esta é uma parceria cujo principal bônus é o bem-estar das novas gerações e a saúde do meio ambiente”, define Leonardo Moraes, da Nova Ambiental

As Cartilhas Ambientais

Cada livrinho teve uma tiragem inicial de 20 mil exemplares, custo editorial que foi financiado por empresas instaladas na cidade.

A Nova Ambiental compôs esse grupo de instituições privadas apoiadoras do projeto pois cultiva a crença de que a educação ambiental é um essencial pilar social, que contribui decisivamente na formação de cidadãos mais conscientes e na construção de um mundo mais sustentável. 

A guarda responsável dos animais domésticos é o foco da “Cartilha de Proteção Animal”, cujo protagonista é o cachorro Max, mascote batizado pelos alunos da rede municipal e que acompanha as ações ambientais realizadas na cidade. “Esse programa tem como proposta exibir o respeito à vida e aos direitos dos animais, além de mostrar a maneira como cuidar e se relacionar com seu animal de estimação ao longo de toda a vida dele”, informa a apresentação do livrinho.

Por sua vez, a cartilha “Lei dos Crimes Ambientais para Crianças” traz uma versão simplificada – e adaptada para a linguagem infantil – da Lei de Crimes Ambientais (Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998). “Conhecer as leis ambientais e colocá-las em prática é apenas um passo para compreender e atuar de forma responsável na solução dos problemas ambientais”, aconselha a publicação.

Expertise Ambiental e Responsabilidade Social

Desde 2002, a Nova Ambiental atua como prestadora de serviços na área de engenharia ambiental, assessorando e apoiando empresas – dos mais variados segmentos econômicos – em seus processos de gestão de resíduos industriais.

Além de atender o setor corporativo com suas eficientes soluções tecnológicas – como coprocessamento, incineração, descaracterização de resíduos (proteção de marca), gestão de resíduos de serviços de saúde (RSS), manufatura reversa de eletroeletrônicos e outros serviços – a Nova Ambiental também desenvolve ações sociais visando o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade na qual está inserida.

A Nova Ambiental nutre a filosofia de que uma empresa bem-sucedida e de qualidade plena é aquela que, simultaneamente, mantém relações de confiança e harmonia com seus clientes, com seus parceiros comerciais (clientes e fornecedores), com seu grupo de colaboradores internos e com a comunidade de seu entorno. Afinal, o negócio da empresa é o zelo pelo ambiente, em todas as suas concepções.

síntese
Nova Ambiental é Parceira em Ação Sócio-Ambiental
Nome do Artigo
Nova Ambiental é Parceira em Ação Sócio-Ambiental
Descrição
Livros infantis “Cartilha de Proteção Animal” e “Lei dos Crimes Ambientais para Crianças” lançados durante um evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, na Câmara Municipal de Itapevi.
Autor
Empresa
Sistema Nova Ambiental
Marca

Mais Serviços

Coprocessamento de Resíduos

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Incineração de Resíduos

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Armazenamento Temporário

Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos
http://unnamed.png data-lazy-srcset=

Validar Certificado

Para validar a autenticidade de um certificado emitido pela Nova Ambiental, preencha o campo abaixo corretamente: