A Nova Ambiental realizou, no dia 3 de julho, testes de Covid-19 em todos os colaboradores que trabalham em sua planta industrial localizada na cidade de Itapevi (SP). A testagem foi realizada junto aos funcionários dos setores administrativo e operacional.
A aplicação dos testes para a possível detecção da Covid-19, entre os funcionários da Nova Ambiental, obedeceu aos protocolos sanitários – exigidos pelos órgãos municipais, estaduais e nacionais -, visando a garantia da saúde de todas as pessoas envolvidas na ação.
A medida preventiva atendeu ao Decreto Municipal Nº 5.550, de 25 de junho de 2020, que torna a testagem obrigatória em empresas, indústrias e comércios de Itapevi que possuam mais de 30 funcionários registrados e que estejam trabalhando durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Além da conformidade com a legislação municipal, no sentido de conter e controlar a proliferação do vírus, a realização de testes de Covid-19 na Nova Ambiental reforça um dos princípios institucionais que a empresa cultiva desde sua fundação, em 2002. Este princípio é a crença e a prática de que a segurança – da comunidade, de seu time de colaboradores, de clientes e do meio ambiente – é um valor inegociável.
Associada à excelência no setor de gerenciamento de vários tipos de resíduos, a segurança é, provavelmente, o principal valor embutido nos serviços e soluções que a Nova Ambiental disponibiliza a seus clientes/parceiros. Serviços como, por exemplo, o tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), Incineração de Resíduos, Coprocessamento de Resíduos, Transporte de Resíduos Perigosos, Remediação de Áreas Contaminadas e outras ações ligadas à engenharia ambiental.
E nesses tempos de combate ao coronavírus e à pandemia, a Nova Ambiental vem executando serviços de tratamento de resíduos de Covid-19 – demanda proveniente de hospitais, prontos-socorros, laboratórios, clínicas, unidades públicas de saúde e outros estabelecimentos que estão na linha de frente contra o vírus universal. Para estes e outros agentes do setor de saúde, a empresa oferece tratamentos de autoclave e incineração para resíduos hospitalares, equipamentos de proteção individual (EPIs) e de outros materiais.
A legislação
O Decreto Municipal Nº 5.550 alterou o Decreto Nº 5.548, publicado no dia 10 de junho e que instituiu o Plano “Reabre Itapevi”. A diretriz municipal é voltada à retomada das atividades econômicas na cidade de Itapevi e suas condições são válidas para o período de flexibilização da quarentena decorrente da pandemia do novo coronavírus.
No parágrafo 1º do Artigo 7º, a nova redação do decreto estabelece que “a obrigatoriedade (do teste) será aplicada a empresas, indústrias e comércios que possuam mais de 30 funcionários registrados e que estejam efetivamente trabalhando, ainda que por escala de revezamento, plantões ou turnos que apresentarem um ou mais sintomas no novo coronavívus”. Adiante, o parágrafo 4º acrescenta que nestes casos os testes devem ser providenciados e realizados num prazo de até 15 dias após a publicação do decreto do Diário Oficial do município, fato ocorrido no dia 25/7.
Dados da Covid-19
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até terça-feira (7 de julho) havia 11,5 milhões de casos confirmados de Covid-19 em todo o mundo, incluindo mais de 535 mil mortes.
Na mesma data, o Brasil, que teve o seu primeiro caso confirmado de Covid-19 no dia 1º de março, já registrava mais de 66 mil mortes em decorrência do novo coronavírus e mais de 1,6 milhão de pessoas infectadas. Este levantamento nacional foi realizado pelo consórcio de veículos de comunicação, baseado na compilação de dados das secretarias estaduais de saúde.