Coleta Adequada de Amostras dos Resíduos Industriais

Coleta Adequada de Amostras dos Resíduos Industriais

A destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos industriais é uma obrigação, prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), para todas as empresas geradoras de material residual proveniente de suas atividades fabris.

No âmbito dessa grande responsabilidade socioambiental das companhias, é fundamental a precisão durante o processo de coleta de amostras dos resíduos industriais.

A separação criteriosa de amostras industriais é, sem dúvida, um dos fatores que determinam o sucesso do processo de gestão dos resíduos fabris nas empresas.

No momento de colher porções de resíduos industriais – visando a elaboração de um diagnóstico para, então, definir o método de tratamento mais apropriado -, é necessário tomar certos cuidados técnicos.

Dessa maneira, a seleção e a retirada dessas sobras deve obedecer procedimentos que assegurem condições ideais para a sua análise e posterior encaminhamento a aterros industriais ou empresas especializadas em serviços de tratamento resíduos e destinação final ambientalmente adequada.

Por isso, as amostras de resíduos industriais devem ser representativas quanto à sua origem, características físico-químicas, potencial de risco e estarem em conformidade com um conjunto de diretrizes estabelecidas pela NBR 10007, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Métodos de Tratamento de Resíduos

O gerenciamento dos resíduos sólidos gerado pelas populações, serviços municipais e pela atividade industrial é uma questão crucial para a sociedade, para o meio ambiente e para a sustentabilidade do planeta.

Para garantir a proteção da população e da natureza, existem várias tecnologias para o tratamento e destinação/disposição final dos resíduos sólidos urbanos (RSU).

Basicamente, os métodos de tratamento de resíduos estão divididos em três categorias: bioquímicos, mecânicos e térmicos.

Os tratamentos bioquímicos são aqueles que contam com a ajuda de micro-organismos, minhocas, lesmas e outros seres vivos. Ao se alimentarem dos resíduos, eles ajudam a quebrar as moléculas e, assim, aceleram a decomposição dos resíduos. A compostagem e a biodigestão são exemplos de processos bioquímicos.

Já os métodos mecânicos envolvem ações como triagem, classificação, compactação, moagem, trituração e outras que modificam a estrutura física dos resíduos, porém sem envolver reações químicas. Dois bons exemplos são a reciclagem, a logística reversa e o coprocessamento.

Por fim, as formas de tratamento térmico são aquelas que submetem os resíduos a fontes de calor, com o objetivo de reduzir o volume dos resíduos. A secagem, a pirólise e a incineração são alguns métodos de tratamento térmico.

A Qualidade das Amostras de Resíduos Industriais

A norma NBR 10007 é o documento que fixa os requisitos exigíveis para a amostragem de resíduos sólidos.

Portanto, o escopo da NBR 10007 é fornecer informações para a coleta correta de amostras de resíduos em geral.

Dessa forma, a NBR 10007 também diz respeito aos resíduos industriais e, por isso, o conhecimento desta norma é de total interesse dos responsáveis pela gestão ambiental das organizações.

Esta norma da ABNT fornece informações e instruções sobre procedimentos como, por exemplo:

  • Pré-caracterização de um resíduo
  • Elaboração do Plano de Amostragem
  • Escolha do amostrador (material utilizado para a coleta) conforme o tipo de resíduo
  • Seleção do recipiente de amostra de acordo com o tipo de resíduo
  • Número de amostras
  • Identificação e ficha de coleta
  • Questões de segurança a serem observadas
  • Procedimentos de amostragem em tambores, caminhões-tanque, recipientes com pó ou granulados, lagoas, leitos de secagem, solos contaminados, contêineres, pilhas de resíduos e sólidos heterogêneos
  • Preservação e tempo de armazenagem

De posse dessas informações técnicas, o administrador pode conduzir, de modo preciso e satisfatório, o processo de amostragem de resíduos industriais.

O cumprimento das diretrizes da NBR 10007 vai gerar uma amostra representativa do resíduo industrial, que em seguida permitirá a correta classificação do material e a escolha do método de tratamento mais adequado.

Todo esse cuidado com a seleção de amostras, e a subsequente escolha da tecnologia mais adequada para o tratamento de um determinado resíduo, é imprescindível porque obedece normas técnicas, leis ambientais, reduz danos à natureza e garante a segurança da saúde pública.

Coprocessamento de Resíduos Industriais

O coprocessamento é um eficiente método de tratamento de resíduos industriais que integra o portfólio de serviços da Nova Ambiental.

É uma moderna tecnologia que soluciona o desafio da gestão interna dos resíduos nas fábricas e que, simultaneamente, gera um valioso subproduto (o ‘blend’) –  fonte energética alternativa que substitui o uso de combustíveis fósseis nos fornos das indústrias cimenteiras.

Esta é uma modalidade mecânica de tratamento de resíduos, pois envolve a trituração de rejeitos industriais em máquinas apropriadas para a produção do ‘blend’. Mas depois, essa mistura de resíduos industriais é totalmente destruída nos fornos de fábricas de cimento por meio de um processo térmico (queima).

Incineração de Resíduos Industriais e RSS

A incineração é provavelmente o método térmico mais famoso de tratamento de rejeitos industriais.

Consiste na queima dos resíduos industriais em câmaras que produzem temperaturas superiores a 800 graus.

Podem ser incinerados resíduos industriais Classe I (perigosos) e Classe II (não perigosos).

O processo envolve duas etapas: a incineração propriamente dita e a fase posterior, denominada ‘afterburner’ (pós-queima ou pós-combustão).

Depois de os resíduos industriais serem transformados em cinzas, na fase ‘afterburner’ é realizado o tratamento dos gases gerados no processo, para que possam ser liberados na atmosfera sem provocar impactos ambientais.

O serviço de incineração de resíduos é regulamentado pelas resoluções Nº 316 e Nº 386, do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Tratamento de Resíduos para Empresas

Além dos serviços de coprocessamento e incineração, a Nova Ambiental atende empresas e instituições clientes que necessitam de outras soluções ambientais para resolver casos pontuais ou implementar suas políticas de gestão de resíduos.

Nosso portfólio inclui serviços especializados como manufatura reversa de eletroeletrônicos, remoção de solo de áreas contaminadas, descaracterização de resíduos, gestão de resíduos de serviços de saúde (RSS), transporte de resíduos perigosos e armazenamento temporário.

Consulte a Nova Ambiental!

Telefone – (11) 4144-4655

WhatsApp – (11) 96476-2080

SAC – (11) 4205-8454

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCZ5pxYypf4mWI8PfNLCliqA

Facebook – www.facebook.com/NovaAmbiental/

Instagram – https://www.instagram.com/novaambiental/

 

síntese
Coleta Adequada de Amostras dos Resíduos Industriais
Nome do Artigo
Coleta Adequada de Amostras dos Resíduos Industriais
Descrição
O Tratamento de resíduos e destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos industriais é uma obrigação, prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), para todas as empresas geradoras de material residual proveniente de suas atividades fabris. No âmbito dessa grande responsabilidade socioambiental das companhias, é fundamental a precisão durante o processo de coleta de amostras dos resíduos industriais.
Autor
Empresa
Sistema Nova Ambiental
Marca

Com extremo zêlo, profissionalismo, seriedade e competência, a Nova Ambiental conta com soluções sustentáveis.

Coprocessamento de Resíduos industriais é a etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Coprocessamento de Resíduos

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)

Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Descaracterização de Resíduos. Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Descaracterização de Resíduos

Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Transporte de Resíduos Perigosos com veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Transporte de Resíduos Perigosos

Veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Incineração de Resíduos. Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Incineração de Resíduos

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação, disponibilizamos diversas técnicas de remediações.

Remediação Para Áreas Contaminadas

Remediação Para Áreas Contaminadas. Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação, disponibilizamos diversas técnicas de remediações.)

Contamos com licença da CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Armazenamento Temporário

Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Manufatura Reversa de Eletrônicos Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Manufatura Reversa de Eletrônicos

Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Lixo Importado: Um Problema Global

Lixo Importado: Um Problema Global

Enquanto boa parte da sociedade e das empresas se esforça na busca e no aperfeiçoamento de práticas ambientais sustentáveis, um grave e silencioso problema se alastra pelo mundo: a importação ilegal de lixo. A atividade clandestina desafia leis ambientais e ocorre na...