Remoção e Destinação do Solo, Solução Rápida Para Remediação Ambiental

Remoção e Destinação do Solo, Solução mais rápida para a remediação Ambiental

A combinação dos serviços de remoção, tratamento térmico (coprocessamento) e destinação final adequada é a melhor solução para empresas – como construtoras e postos de combustíveis – que desejam agilidade, segurança jurídica e eficiência ambiental em processos de remediação de solos contaminados.

Certamente você já sabe que a gestão eficiente desse tipo de passivo ambiental – contaminações causadas pelo derramamento ou vazamento de combustíveis, seus derivados, hidrocarbonetos e produtos químicos em geral – é fundamental para o sucesso de sua companhia. E que escolhas erradas na condução deste delicado assunto podem colocar a organização em sérios problemas ambientais, financeiros e jurídicos.

Quando executada de maneira criteriosa, legal e ambientalmente adequada, a remediação de áreas contaminadas por produtos tóxicos e poluentes garante o bom funcionamento da empresa, a minimização de riscos à população e ao ecossistema.

Mas as companhias que se deparam com esse tipo de desafio precisam considerar dois aspectos determinantes: a escolha da melhor tecnologia de tratamento e o seu tempo de resposta para a solução do passivo ambiental.

Um método de tratamento que traz resultados a longo prazo, logicamente não é a opção mais adequada para uma empresa que depende de uma solução imediata para manter suas operações e sua competitividade de mercado.

Pelo contrário, dependendo da gravidade do caso essa demora pode potencializar os danos ambientais e aos cofres das empresas poluidoras.

Nessas situações, a companhia geradora de passivo ambiental pode se tornar alvo de severas multas, penalidades impostas por órgãos ambientais como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) (https://cetesb.sp.gov.br) e ações movidas pelo Ministério Público.

E por tabela, ainda ver a deterioração de sua imagem institucional e marca junto a consumidores, parceiros comerciais e a sociedade como um todo.

Passivos ambientais mal administrados podem causar até a interdição temporária, a cassação de licenças ambientais e o fechamento de empresas.

Técnicas para a Remediação do Solo

Existem diferentes técnicas e procedimentos que são empregados na remediação de solos contaminados.

De maneira geral, o tratamento e a recuperação de solos contaminados podem ser feitos por meio de métodos biológicos, físicos, químicos e térmicos.

Uma dessas alternativas de tratamento é a biorremediação. A técnica envolve a introdução de microrganismos como bactérias, fungos e outros agentes biológicos para atuar na degradação dos elementos contaminantes e tóxicos presentes no solo. É um procedimento eficaz e ecológico, mas tem a desvantagem de ser demorado.

Existem também os tratamentos físicos e químicos, aqueles que envolvem procedimentos como a lavagem de solos, utilização de barreiras permeáveis, extração de vapor, oxidação química e outros.

Já nos processos térmicos de tratamento de solos contaminados, os compostos tóxicos e contaminantes são totalmente eliminados quando submetidos às altas temperaturas.

Uma das opções de tratamento térmico começa com o coprocessamento de resíduos, serviço especializado que é executado por empresas destinadoras de resíduos sólidos e líquidos.

A Nova Ambiental participou, recentemente, de uma bem-sucedida operação comercial envolvendo os processos de remediação de solo contaminado e o posterior coprocessamento deste material. A intervenção – articulada em parceria com uma empresa de consultoria ambiental – ocorreu numa área contaminada com resíduos tóxicos à saúde humana localizada na cidade de São Paulo (SP).

A Nova Ambiental participou, recentemente, de uma bem-sucedida operação comercial envolvendo os processos de remediação de solo contaminado e o posterior coprocessamento deste material. A intervenção – articulada em parceria com uma empresa de consultoria ambiental – ocorreu numa área contaminada com resíduos tóxicos à saúde humana localizada na cidade de São Paulo (SP).

Escavação, Remoção e Destinação do Solo

Quando se quer rapidez e eficiência, a solução ideal para a remediação de áreas contaminadas por hidrocarbonetos engloba um conjunto de ações ‘in-situ’ (no local) e ‘ex-situ’ (em unidades especializadas de tratamento de resíduos e posterior destinação adequada dos mesmos).

A integração dos procedimentos de escavação, remoção, transporte, tratamento (coprocessamento) e destinação final de solos contaminados é a forma mais ágil e segura de gestão ambiental desse tipo de resíduo.

A Nova Ambiental é uma empresa com expertise comprovada na execução desses serviços/etapas da remediação de solos contaminados.

Há duas décadas, atendemos empresas dos mais variados setores de  atividade econômica que tiveram que lidar com esse tipo de problema ou que traçaram estratégias para otimizar suas ferramentas e processos de gestão ambiental.

Com segurança e excelência técnica, executamos a remoção, coleta e transporte de solos contaminados até nossa planta fabril. Lá, todos esses resíduos perigosos são devidamente tratados de acordo com elevados padrões tecnológicos e em total conformidade com a leis ambientais brasileiras.

A Nova Ambiental participou, recentemente, de uma bem-sucedida operação comercial envolvendo os processos de remediação de solo contaminado e o posterior coprocessamento deste material. A intervenção – articulada em parceria com uma empresa de consultoria ambiental – ocorreu numa área contaminada com resíduos tóxicos à saúde humana localizada na cidade de São Paulo (SP).

Escavação da Área Contaminada e Remoção do Solo para Destinação final.

Solução Rápida para o Setor da Construção Civil

O serviço de remediação de solos contaminados é bastante requisitado por empresas do setor da construção civil, que dependem da rápida regularização ambiental de áreas poluídas para o prosseguimento de suas atividades.

Isso ocorre porque são comuns os casos de áreas adquiridas por construtoras e incorporadoras – para a construção de empreendimentos residenciais ou comerciais – que apresentam pontos contaminados com poluentes e produtos tóxicos.

Em casos assim, a remediação de solos é a técnica que resolve o problema ambiental com mais rapidez e precisão, evitando o atraso de cronogramas, custos adicionais e outros prejuízos.

A Cetesb é o órgão que monitora a regularização dessas áreas poluídas e que exige o cumprimento do Plano de Intervenção de Reutilização de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo.

Remediação Para Áreas Contaminadas

A Sistema Nova Ambiental é uma Unidade Tratadora de Resíduos e usamos a tecnologia de coprocessamento, participa da Remediação de áreas contaminadas de nossos parceiros durante a Remediação Ambiental, quando há remoção de solo (Solo classe I e Solo classe IIA, transportando, recebendo e tratando o mesmo.
Recebemos dois tipos de solo, todos classificados de acordo com a norma NBR 10.004:2004

Remediação Ambiental e Licenciamento

Os postos de combustíveis são outro exemplo de negócio que também não pode paralisar suas atividades por longos períodos.

São o tipo de estabelecimento comercial que, quando está diante de algum passivo ambiental, depende de agilidade para não comprometer sua rotina, o faturamento mensal e não correr o risco de ter sua licença ambiental de funcionamento suspensa ou cassada.

Mesmo porque o licenciamento ambiental de revendas e postos de combustíveis está condicionado ao cumprimento de normas técnicas e leis ambientais.

Vale frisar que o documento que estabelece as diretrizes para o licenciamento de postos de combustíveis e serviços e dispõe sobre a prevenção e controle da poluição é a Resolução Nº 273, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), publicada no Diário Oficial da União em 8 de janeiro de 2001.

Veja o que diz o Artigo 1º da Resolução Nº 273 do CONAMA:

Art. 1º A localização, construção, instalação, modificação, ampliação e operação de postos revendedores, postos de abastecimento, instalações de sistemas retalhistas e postos flutuantes de combustíveis dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental competente, sem prejuízo de outras licenças legalmente exigíveis.

Coprocessamento de Solos Contaminados e Resíduos Industriais

Após a fase de escavação e remoção, os lotes de solos contaminados são encaminhados à central de tratamento da Nova Ambiental, localizada no município de Itapevi (SP.)

Em nossa unidade fabril, os solos contaminados são triturados em maquinário próprio e, em seguida, misturados a vários tipos de resíduos industriais.

Desse processo resulta o “blend”, subproduto de alto poder calorífico que tem grande valia para as companhias cimenteiras, pois é utilizado como combustível que alimenta os fornos que fabricam o material básico de construção.

Solos Classe I, Classe IIA e Resíduos Classe D

Em sua unidade, a Nova Ambiental está preparada para o tratamento de duas categorias de solos contaminados, conforme classificação da NBR 10004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Esta norma classifica os resíduos sólidos de acordo com os riscos que oferecem à saúde pública e ao meio ambiente.

As duas categorias de solo que podem ser tratados na Nova Ambiental são as seguintes:

  • Solos Classe I – derivados de petróleo, metais e outros resíduos com alto poder calorífico (exceto organoclorados)
  • Solos Classe IIA – não inertes, que podem apresentar características como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.

Nas instalações industriais da Nova Ambiental também é feito o tratamento de resíduos contaminados provenientes de canteiros de obras (Classe D), como latas de tinta, pincéis, panos e estopas contaminados.

A remediação de solos contaminados integrada ao coprocessamento de resíduos agrega uma série de vantagens financeiras, operacionais e ambientais.

Alguns desses benefícios são:

  •  • Total destruição térmica dos solos contaminados
  •  • Desobrigação de armazenamento dos resíduos
  •  • Segurança jurídica, conformidade a leis ambientais e normas técnicas
  •  • Diminuição dos riscos envolvendo a reputação da empresa e seu compromisso ambiental
  •  • Poupança de recursos naturais
  •  • Preservação de recursos energéticos
  •  • Diminuição dos níveis de emissão de CO2 nas indústrias cimenteiras
  •  • Ausência de emissão de gás metano, como ocorre nos aterros

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o processo de remediação de solos contaminados e os benefícios que esse método de tratamento de resíduos oferece para a sua empresa? Que ótimo!

Agora, se tiver interesse em obter informações técnicas específicas e outros detalhes sobre o serviço de remediação ambiental e outras soluções ambientais, contate a gente por meio de nossos canais de relacionamento com parceiros comerciais e clientes.

Fale com a Nova Ambiental!

Telefone – (11) 4144-4655

WhatsApp – (11) 96476-2080

SAC – (11) 4205-8454

 

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCZ5pxYypf4mWI8PfNLCliqA

Facebook – www.facebook.com/NovaAmbiental/

Instagram – https://www.instagram.com/novaambiental/

síntese
Remoção e Destinação do Solo, Solução Rápida Para Remediação Ambiental
Nome do Artigo
Remoção e Destinação do Solo, Solução Rápida Para Remediação Ambiental
Descrição
Os serviços de remoção, tratamento térmico (coprocessamento) e destinação adequada é a melhor solução para empresas - como construtoras e postos de combustíveis - que desejam agilidade, segurança jurídica e eficiência ambiental em processos de remediação de solos contaminados.
Autor
Empresa
Sistema Nova Ambiental
Marca

Com extremo zêlo, profissionalismo, seriedade e competência, a Nova Ambiental conta com soluções sustentáveis.

Coprocessamento de Resíduos industriais é a etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Coprocessamento de Resíduos

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)

Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Descaracterização de Resíduos. Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Descaracterização de Resíduos

Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Transporte de Resíduos Perigosos com veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Transporte de Resíduos Perigosos

Veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Logística Reversa Para Aerossol</a></h2> <p>Descaracterização de embalagens, manufatura reversa.  Infraestrutura moderna e tecnologia para o tratamento e destinação final de embalagens pós-consumo de aerossóis.

Logística Reversa Para Aerossol

Descaracterização de embalagens, manufatura reversa. Infraestrutura e tecnologia para tratamento e destinação final de embalagens pós-consumo de aerossóis.

Incineração de Resíduos. Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Incineração de Resíduos

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Remediação Ambiental, Remoção de Solo Contaminado e Tratamento

Remediação Ambiental e Solo Contaminado

Remediação Para Áreas Contaminadas. Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação. Multitecnologia para no tratamento de solo contaminado.

Contamos com licença da CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Armazenamento Temporário

Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Manufatura Reversa de Eletrônicos Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Manufatura Reversa de Eletrônicos

Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Retorno Fiscal e Dedutibilidade Fiscal  de Produtos Inservíveis e serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal, tributária e ambiental.

Retorno Fiscal de Produtos Inservíveis

Dedutibilidade Fiscal e serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal, tributária e ambiental.

Decisão Judicial Favorável aos Associados FIESP/CIESP Contra Aumento de Impostos/Licenças Ambientais e CADRI

Decisão Judicial Favorável aos Associados FIESP/CIESP Contra Aumento de Impostos/Licença Ambientais e CADRI. Publicado em 04.10.2019, o Decreto Estadual nº 64.512/2019 estabelece novo procedimento de cálculo no Licenciamento Ambiental, trazendo modificações nas fórmulas de cálculo dos preços praticados pela Cetesb para preços de expedição de licenças ambientais e pareceres técnicos afetos ao recebimento de resíduos de interesse e Certificados de movimentação de resíduos de interesse ambiental – CADRI (individual e coletivo), sobre avaliação de Plano de Desativação ou Desmobilização e sobre regularização de parcelamento do solo para fins habitacionais e núcleos habitacionais.