Tratamento de Resíduos Industriais

Tratamento de Resíduos Industriais

As indústrias são geradoras de resíduos, sobras de matéria-prima e subprodutos decorrentes do processo fabril. Por isso, o tratamento de resíduos industriais é uma questão fundamental para a garantia da imagem institucional, da saúde pública, meio ambiente e sustentabilidade do planeta.

O correto gerenciamento dos diferentes tipos de resíduos industriais é um compromisso ético e legal das empresas, que são norteadas por um dinâmico conjunto de leis ambientais, resoluções, normas técnicas e de segurança.

Especialmente por sua periculosidade, alguns dos resíduos industriais que demandam bastante cuidado são os rejeitos químicos e líquidos. Nesta lista podemos citar rapidamente os óleos e lubrificantes usados, solventes, solos contaminados e lodos de estação de tratamento de efluentes.

A gestão segura e o tratamento dos rejeitos industriais, particularmente dos resíduos perigosos descritos na Classe I (norma ABNT NBR 10004), inclui o cumprimento de etapas como armazenamento, transporte, a escolha do método de tratamento adequado e sua destinação final.

Coprocessamento: Transformando Resíduos em Energia

A Nova Ambiental é uma empresa de multitecnologia em serviços e soluções de tratamento de resíduos industriais. Apoiamos diversos segmentos produtivos em todo o ciclo do tratamento dos resíduos industriais – desde a análise e classificação dos resíduos, até o armazenamento, transporte, tratamento adequado e destinação final ambientalmente adequada.

Como Tratar os Resíduos Industriais

O tratamento de um determinado tipo de resíduo industrial varia de acordo com suas características, propriedades, potencial de risco e as diretrizes legais cíveis, ambientais e/ou técnicas vigentes.

Para os resíduos de origem orgânica, por exemplo, o método adequado é a compostagem, que é um tratamento bioquímico a exemplo da biodigestão.

Já no caso de plásticos, vidros, metais e determinados tipos de papel que podem ser reutilizados, a reciclagem (processo de transformação dos resíduos por meio da alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas) é o tratamento mais apropriado e sustentável. E assim por diante.

De modo geral, a regra central que baliza a gestão dos resíduos é SEGUIR a ordem de prioridade estabelecida pela Política Nacional de Resíduos SólidosPNRS (Lei Nº 12.305/10):

No caso particular dos resíduos industriais – que geralmente são compostos por materiais poluentes, substâncias tóxicas e nocivas -, eles devem ser submetidos a tratamentos especiais em unidades credenciadas para a execução desse tipo de serviço de engenharia ambiental.

Para os resíduos industriais já sem possibilidade de recuperação, duas alternativas eficientes são o coprocessamento e a incineração, métodos de tratamento térmico que oferecem uma série de benefícios para as empresas (rentáveis, operacionais e ambientais).

Essas e outras particularidades estão descritas em legislações e normas em vigor no país, que descrevem as formas de acondicionamento, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos industriais, direitos e deveres das companhias, forma de fiscalização, penalidades e outras questões afins.

No Brasil, as principais leis que disciplinam a gestão dos resíduos sólidos são:

Exemplos de Resíduos Industriais

Os resíduos industriais são sobras, rejeitos e subprodutos gerados das fábricas, usinas, siderúrgicas, petroquímicas e outras unidades produtivas.

Eles podem ser sólidos, líquidos ou gasosos. E são classificados de acordo com o seu grau de periculosidade.

Essa classificação é feita pela (norma ABNT NBR 10004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que enquadra os resíduos industriais em duas categorias:

●    Resíduos Classe I (Perigosos)

Listados conforme características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade

Alguns exemplos comuns de resíduos perigos tratados na Nova Ambiental:

●    Resíduos Classe II (Não Perigosos)

Que são separados em duas subcategorias: não inertes e inertes.

Resíduos Químicos Industriais

É possível notar, a partir desta lista ilustrativa acima, que a maioria das sobras industriais geradas em fábricas e outras instalações produtivas são, sem dúvida nenhuma, os resíduos químicos.

Incineração: Alternativa à Resolução SIMA Nº 145

A Nova Ambiental é especialista em Destinação de Resíduos e Tratamento de Resíduos Perigosos (Classe 1). Temos a responsabilidade de receber, armazenar tratar o resíduo e, assim, emitir o Certificado de Destinação Final de Resíduos (CDF). O CDF é a certidão fundamental que comprova a execução de serviços ambientalmente adequados como, por exemplo, o coprocessamento, a incineração de diferentes tipos de produtos e a autoclavagem dos resíduos de serviços de saúde (RSS).

Ou seja, são restos e subprodutos de matéria-prima, de insumos e de substâncias químicas que são utilizados em inúmeros processos fabris: produção de bens, limpeza e manutenção de equipamentos, filtragem, lubrificação, análises laboratoriais, tratamento de efluentes industriais e outras tantas rotinas.

Portanto, cabe às companhias responsáveis pela geração de todos esses materiais residuais neutralizar os riscos de contaminação física, química e biológica e, dessa forma, proteger a população e os recursos naturais – fauna, flora e corpos hídricos.

Cabe destacar que a legislação brasileira obriga que todas as empresas envolvidas com a gestão de resíduos de interesse ambiental, ou seja, aqueles que podem provocar impactos à saúde pública e à natureza, elaborem um Plano de Gerenciamento de Resíduos.

Essa responsabilidade atribuída às empresas abrange etapas como a classificação, separação, transporte, tratamento e a destinação final dos resíduos industriais.

Tratamento de Resíduos Líquidos Industriais

Os resíduos líquidos industriais são derivados de vários processos como limpeza de maquinário, produção de vapor, glaciamento de alimentos, tratamento de efluentes, galvanização, higienização de instalações e outras ações cotidianas em plantas industriais.

vídeo sobre Tratamento de Resíduos Químicos Industriais através da Blendagem Liquida

vídeo sobre Tratamento de Resíduos Químicos Industriais através da Blendagem Liquida

É comum os resíduos líquidos industriais conterem em sua carga elementos químicos, físicos e biológicos que, quando não são devidamente tratados e destinados, representam grande perigo aos ecossistemas e às pessoas.

Quando líquidos como ácidos, óleos usados, restos de tinta industrial, vernizes, colas, solventes como acetona, acetato de etila, éter etílico, n-butanol e metanol são descartados de modo irregular na natureza, invariavelmente acabam se infiltrando no solo e contaminando mananciais (superficiais e subterrâneos).

Um dos grandes vilões ambientais entre os resíduos líquidos industriais é o lodo proveniente das Estações de Tratamento de Efluentes Industriais, material de composição mista e bastante poluente e tóxico.

Incineração é uma das soluções que a Nova Ambiental disponibiliza para destinação final do lodo industrial proveniente de Estações de Tratamento Efluente.

Incineração é uma das soluções que a Nova Ambiental disponibiliza para destinação final do lodo industrial proveniente de Estações de Tratamento Efluente.

Para o tratamento e destinação final do lodo industrial das ETEIs, hoje em dia a incineração é a solução mais eficaz, ágil e funcional para as companhias geradoras de grandes quantidades desse material de composição mista.

Desde a publicação da Resolução SIMA Nº 145, de 22 de dezembro de 2021, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, que vetou a utilização do lodo de efluentes industriais no preparo do CDRP (combustível derivado de resíduos perigosos), a incineração passou a ser o principal método de tratamento deste tipo de resíduo líquido fabril.

A incineração de resíduos é uma tecnologia de tratamento térmico regulamentada pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Para as indústrias, os principais benefícios da incineração são:

  • redução de 90% do volume do resíduo inicial
  • destruição total de substâncias patógenas
  • controle das emissões atmosféricas
  • não contaminação de solos e mananciais
  • reaproveitamento energético
  • segurança jurídica e rastreabilidade dos resíduos industriais (emissão do Certificado de Destinação FinalCDF)

Destinação de Resíduos Industriais

A Nova Ambiental é uma companhia especializada em serviços/soluções de engenharia ambiental.

Apoiamos companhias de diversos segmentos produtivos em todo o ciclo da gestão de resíduos industriais – desde a análise e classificação dos resíduos, até o armazenamento, transporte, tratamento adequado e destinação final ambientalmente adequada.

Além dos métodos de tratamento térmico – incineração e coprocessamento (blendagem) – a Nova Ambiental ainda possui outras soluções de tratamento e destinação final de resíduos industriais como armazenamento, descaracterização de resíduos manufaturados (proteção de marca), despressurização de aerossóis, gestão de resíduos de serviços de saúde (RSS) e manufatura reversa de eletroeletrônicos.

Nova Ambiental é uma Empresa de Tratamento de Resíduos Industriais, RSS e Destinação Final. Destinação e Tratamento de Resíduos Perigosos Classe 1. Incineração de Resíduos, Coprocessamento de Resíduos, Resíduos de Serviços de Saúde RSS, Blendagem, Transporte de Resíduos, Manufatura Reversa e Armazenamento Temporário. Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Nova Ambiental é uma Empresa de Tratamento de Resíduos Industriais, RSS e Destinação Final. Destinação e Tratamento de Resíduos Perigosos Classe 1. Incineração de Resíduos, Coprocessamento de Resíduos, Resíduos de Serviços de Saúde RSS, Blendagem, Transporte de Resíduos, Manufatura Reversa e Armazenamento Temporário. Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Sua empresa está precisando do suporte especializado de uma prestadora de serviços na área ambiental?

Que tal contar com a experiência, qualidade e credibilidade da Nova Ambiental para aperfeiçoar o  plano de gestão e tratamento de resíduos industriais da sua organização?

Pode contar com a gente!

Atendimento Nova Ambiental

“Imagens e recursos audiovisuais meramente ilustrativos. O tratamento, bem como seu local de realização, dependem de fatores técnicos e operacionais, variando de acordo com o escopo presente na proposta comercial.”

 

síntese
Tratamento de Resíduos Industriais
Nome do Artigo
Tratamento de Resíduos Industriais
Descrição
A Nova Ambiental é uma empresa de multitecnologia em serviços e soluções de tratamento de resíduos industriais. Apoiamos diversos segmentos produtivos em todo o ciclo do tratamento dos resíduos industriais - desde a análise e classificação dos resíduos, até o armazenamento, transporte, tratamento adequado e destinação final ambientalmente adequada.
Autor
Empresa
Sistema Nova Ambiental
Marca

Com extremo zêlo, profissionalismo, seriedade e competência, a Nova Ambiental conta com soluções sustentáveis.

Coprocessamento de Resíduos industriais é a etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Coprocessamento de Resíduos

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)

Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Descaracterização de Resíduos. Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Descaracterização de Resíduos

Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Transporte de Resíduos Perigosos com veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Transporte de Resíduos Perigosos

Veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Logística Reversa Para Aerossol</a></h2> <p>Descaracterização de embalagens, manufatura reversa.  Infraestrutura moderna e tecnologia para o tratamento e destinação final de embalagens pós-consumo de aerossóis.

Logística Reversa Para Aerossol

Descaracterização de embalagens, manufatura reversa. Infraestrutura e tecnologia para tratamento e destinação final de embalagens pós-consumo de aerossóis.

Incineração de Resíduos. Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Incineração de Resíduos

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Remediação Ambiental, Remoção de Solo Contaminado e Tratamento

Remediação Ambiental e Solo Contaminado

Remediação Para Áreas Contaminadas. Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação. Multitecnologia para no tratamento de solo contaminado.

Contamos com licença da CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Armazenamento Temporário

Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Manufatura Reversa de Eletrônicos Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Manufatura Reversa de Eletrônicos

Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Retorno Fiscal e Dedutibilidade Fiscal  de Produtos Inservíveis e serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal, tributária e ambiental.

Retorno Fiscal de Produtos Inservíveis

Dedutibilidade Fiscal e serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal, tributária e ambiental.