Tratamento do Solo de Áreas Contaminadas Para Novos Empreendimentos

Remediação Para Áreas Contaminadas

A revitalização de áreas contaminadas em grandes cidades, visando novos usos comerciais e industriais, é uma oportunidade bastante vantajosa para investidores. Mas especialmente quando são bem conduzidas e realizadas com profissionalismo.

Nesse tipo de operação, o sucesso do tratamento do solo de áreas contaminadas para novos empreendimentos depende de agilidade e de um conjunto de ações sistematizadas e legais.

Tal processo envolve a coleta de amostras dos solos contaminados, o diagnóstico preciso da área poluída, o planejamento das ações, a agilidade operacional, a excelência técnica, a obediência às leis ambientais e o monitoramento da região restaurada.

Esses são alguns dos requisitos essenciais a serem observados e cumpridos pela empresa interessada na recuperação de uma determinada área degradada.

Tais procedimentos são necessários para não colocar o investimento em risco. Ou seja, para não acarretar prejuízos financeiros e nem problemas com órgãos regulatórios e de fiscalização ambiental.

A Nova Ambiental é uma empresa que auxilia companhias, investidores do mercado imobiliário e outros negócios na gestão desses passivos ambientais, com a oferta de serviços de remediação ambiental e remoção de solo contaminado de áreas urbanas deterioradas.

O Que É Uma Área Contaminada?

A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) é o órgão responsável pelo cadastro e fiscalização de áreas contaminadas no território paulista.

De acordo com a CETESB, a definição de “área contaminada é a seguinte:

“Uma área contaminada pode ser definida como uma área, local ou terreno onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural. Nessa área, os poluentes ou contaminantes podem concentrar-se em subsuperfície nos diferentes compartimentos do ambiente, como por exemplo no solo, nos sedimentos, nas rochas, nos materiais utilizados para aterrar os terrenos, nas águas subterrâneas ou, de uma forma geral, nas zonas não saturada e saturada, além de poderem concentrar-se nas paredes, nos pisos e nas estruturas de construções”.

Grande parte dessas áreas que registram a presença de elementos poluentes e contaminantes, diga-se, é resultante de atividades industriais e comerciais ao longo dos anos.

A Nova Ambiental participou, recentemente, de uma bem-sucedida operação comercial envolvendo os processos de remediação de solo contaminado e o posterior coprocessamento deste material. A intervenção – articulada em parceria com uma empresa de consultoria ambiental – ocorreu numa área contaminada com resíduos tóxicos à saúde humana localizada na cidade de São Paulo (SP).

A Nova Ambiental participou, recentemente, de uma bem-sucedida operação comercial envolvendo os processos de remediação de solo contaminado e o posterior coprocessamento deste material. A intervenção – articulada em parceria com uma empresa de consultoria ambiental – ocorreu numa área contaminada com resíduos tóxicos à saúde humana localizada na cidade de São Paulo (SP).

No geral, esses terrenos e imóveis acumulam diversos grupos de contaminantes como, por exemplo, radionuclídeos, microbiológicos, biocidas, metano, fenóis, solventes, vapores/gases, metais, combustíveis automotivos e outros.

Obviamente, o problema desses locais é o risco socioambiental que eles representam. Quer dizer, sua capacidade de poluir o meio ambiente (fauna, flora, solo, água e ar) e de prejudicar a saúde da população no seu entorno.

Áreas Contaminadas: Oportunidades de Negócio

O interesse das empresas por determinadas áreas contaminadas está ligado a aspectos como valor imobiliário, localização geográfica estratégica e/ou privilegiada e o fato de serem regiões de potencial construtivo.

Dito isso, quando essas áreas contaminadas poluídas são devidamente remediadas elas podem gerar negócios e operações bastante lucrativas para as empresas investidoras, particularmente indústrias e companhias do setor imobiliário (construtoras e incorporadoras).

Para se ter uma ideia dessas oportunidades, em dezembro de 2020 o Estado de São Paulo contabilizava 6.434 áreas contaminadas, em fase de remediação ou reabilitadas para uso declarado, segundo o relatório anual elaborado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

A CETESB classifica essas áreas de acordo com sua situação, grau de contaminação e riscos à população e ao meio ambiente.

Elas são classificadas da seguinte maneira:

  • Área Contaminada sob Investigação (ACI)
  • Área Contaminada com Risco Confirmado (ACRi)
  • Área Contaminada em Processo de Remediação (ACRe)
  • Área Contaminada em Processo de Reutilização (ACRu)
  • Área em Processo de Monitoramento para Encerramento (AME)
  • Área Reabilitada para o Uso Declarado (AR)
  • Área Contaminada Crítica

Sob análise, as estatísticas da CETESB entre 2014 e 2020 demonstram o grande crescimento do número de áreas reabilitadas (AR) para novos empreendimentos industriais, comerciais ou residenciais.

Em 2014, houve um total de 563 áreas reabilitadas no Estado de São Paulo, enquanto que em 2020 foram 1.902 regiões restauradas, que representam 30% do total de áreas contaminadas cadastradas.

dezembro de 2020 o Estado de São Paulo contabilizava 6.434 áreas contaminadas, em fase de remediação ou reabilitadas para uso declarado, segundo o relatório anual elaborado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Situação atual da áreas contaminadas (até dez/2020) em relação à classificação das áreas, demonstrando a evolução do número de investigações realizadas, do número de áreas com medidas de intervenção em andamento, do número de áreas em monitoramento para encerramento e do número de áreas reabilitadas.

Isso denota a relevância dessas áreas contaminadas e o interesse real das empresas, construtoras, incorporadoras e fundos de investimentos na restauração ambiental das mesmas.

Tratamento Ágil, Legal e Profissional de Solos Contaminados

A reabilitação dessas áreas e terrenos de grande potencial econômico depende de intervenções bem-sucedidas de remediação ambiental e remoção de solo contaminado.

Isso significa que esses serviços devem ser executados por equipes profissionais, devidamente qualificadas e amparadas por tecnologias e procedimentos comprovadamente eficazes, seguros e previstos por lei.

Com duas décadas de experiência e atuação junto a organizações de diversos segmentos econômicos, a Nova Ambiental é uma empresa que oferece serviços integrados de remoção de solo, tratamento (coprocessamento ou incineração) e destinação de resíduos ambientalmente adequada.

Cabe ressaltar que, normalmente, uma condição fundamental para empresas interessadas na aquisição e recuperação de áreas contaminadas é a agilidade na solução do caso.

Ou seja, a maioria delas exige que o processo de descontaminação e reabilitação desses espaços seja rápido e juridicamente seguro.

A Nova Ambiental está pronta para atender essas demandas que necessitam de celeridade e, ao mesmo tempo, qualidade e conformidade legal com a Política Nacional de Resíduos Sólidos/PNRS (Lei Nº 12.305/10), com diretrizes estabelecidas pela CETESB e resoluções do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e de outros órgãos reguladores.

No âmbito do Estado de São Paulo, por exemplo, cabe frisar a importância de seguir as orientações estabelecidas pela Decisão de Diretoria Nº 038 (DD-038) da CETESB, de 7 de fevereiro de 2017.

A saber, a DD-038 dispõe sobre:

  • Procedimento para a proteção da qualidade do solo e das águas subterrâneas
  • Procedimento para o gerenciamento de áreas contaminadas
  • Diretrizes para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Âmbito do Licenciamento Ambiental.

A Escolha do Melhor Método de Tratamento

A Nova Ambiental orienta e assessora a empresa cliente nessa escolha, oferecendo a melhor alternativa de remoção e tratamento de solos contaminados, tanto em termos ambientais, operacionais quanto legais.

Na planta fabril da Nova Ambiental, na cidade de Itapevi (SP), os solos contaminados são submetidos aos métodos de tratamento de resíduos sólidos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Neste parque industrial, equipes da Nova Ambiental executam o tratamento de Solos Classe I, Classe II e Resíduos Classe D, que são definidos pela NBR 10004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os solos contaminados são devidamente tratados tendo em vista os Valores Orientadores para Solos e Águas Subterrâneas no Estado de São Paulo, que estão estabelecidos pela Decisão de Diretoria Nº 256/2016/E, da CETESB, de 22 de novembro de 2016.

Consulte a Nova Ambiental

Telefone – (11) 4144-4655

WhatsApp – (11) 96476-2080

SAC – (11) 4205-8454

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCZ5pxYypf4mWI8PfNLCliqA

Facebook – www.facebook.com/NovaAmbiental/

Instagram – https://www.instagram.com/novaambiental/

 

 

síntese
Tratamento do Solo de Áreas Contaminadas Para Novos Empreendimentos
Nome do Artigo
Tratamento do Solo de Áreas Contaminadas Para Novos Empreendimentos
Descrição
A Nova Ambiental orienta e assessora a empresa cliente nessa escolha, oferecendo a melhor alternativa de remoção e tratamento de solos contaminados, tanto em termos ambientais, operacionais quanto legais.
Autor
Empresa
Sistema Nova Ambiental
Marca

Com extremo zêlo, profissionalismo, seriedade e competência, a Nova Ambiental conta com soluções sustentáveis.

Coprocessamento de Resíduos industriais é a etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Coprocessamento de Resíduos

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)

Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Descaracterização de Resíduos. Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Descaracterização de Resíduos

Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Transporte de Resíduos Perigosos com veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Transporte de Resíduos Perigosos

Veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Incineração de Resíduos. Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Incineração de Resíduos

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação, disponibilizamos diversas técnicas de remediações.

Remediação Para Áreas Contaminadas

Remediação Para Áreas Contaminadas. Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação, disponibilizamos diversas técnicas de remediações.)

Contamos com licença da CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Armazenamento Temporário

Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Manufatura Reversa de Eletrônicos Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Manufatura Reversa de Eletrônicos

Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Nova Ambiental É a Mais Nova Associada da ABREN

Nova Ambiental É a Mais Nova Associada da ABREN

A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) tem como objetivo fomentar a recuperação energética de resíduos, resolvendo simultaneamente dois grandes problemas atuais do Brasil e do mundo: a destinação dos resíduos sólidos e a geração de energia limpa.

Lixo Importado: Um Problema Global

Lixo Importado: Um Problema Global

Enquanto boa parte da sociedade e das empresas se esforça na busca e no aperfeiçoamento de práticas ambientais sustentáveis, um grave e silencioso problema se alastra pelo mundo: a importação ilegal de lixo. A atividade clandestina desafia leis ambientais e ocorre na...