Tratamento completo e integrado de todas as etapas da gestão dos resíduos industriais – desde a análise, coleta, transporte, tratamento, destinação e até a emissão do Certificado de Destinação Final de Resíduos (CDF) – é uma opção bastante vantajosa para as empresas que demandam serviços relacionados a essa cadeia.
Na prática, essa opção traz mais comodidade às empresas geradoras de resíduos e permite que elas foquem seus esforços, estratégias e ações em seu core business, isto é, naquilo que realmente interessa em seus negócios, deixando o manejo dos resíduos industriais sob a responsabilidade de operadoras especializadas.
Habitualmente, as companhias geradoras de resíduos de interesse ambiental, ou seja, aquelas que por lei são obrigadas a garantir formas de tratamento e destinação adequadas de seus resíduos fabris, costumam fazer a contratação de ações pontuais relacionadas a essa cadeia.
Mas quando a empresa deseja mais conveniência e facilidade, delegar a execução completa dos serviços ambientais é uma alternativa muito mais prática, rentável e segura do ponto de vista operacional, ambiental e jurídico.
Processo total de gestão de resíduos industriais
Uma grande gama de resíduos industriais é produzida durante o processo produtivo. E as empresas geradoras desses materiais são legalmente obrigadas a garantir o seu tratamento e destinação ambiental.
Além disso, ainda são responsáveis por produzir e arquivar evidências/documentos que comprovam suas ações ambientalmente adequadas.
Resíduos industriais e de matérias-primas, produtos descontinuados, vencidos e fora dos padrões de qualidade, solos contaminados, lodo industrial, eletroeletrônicos passíveis de logística reversa e aerossóis pós-uso são alguns dos tipos de resíduos industriais que requerem gerenciamento profissional.
A Nova Ambiental, empresa especializada em serviços de engenharia ambiental, oferece pacotes completos de soluções de tratamento para todos esses resíduos industriais (Classe 1 e Classe 2) e uma grande variedade de materiais fabris e produtos inservíveis.
Com duas décadas de expertise e qualidade comprovada nas áreas de assessoria (ambiental e fiscal), tratamento e destinação final adequada de resíduos industriais, a Nova Ambiental está preparada para atender as necessidades da sua empresa, desde a análise prévia dos resíduos industriais até a entrega dos documentos comprobatórios – principalmente o Certificado de Destinação Final de Resíduos (CDF).
O que a Nova Ambiental faz?
Coleta e transporte de resíduos Classe 1 (Perigosos)
Retirada e envio de resíduos industriais do sítio de origem (unidade fabril ou outro negócio) até ao parque multitecnológico da Nova Ambiental, localizada em Itapevi (SP).
Armazenamento temporário
Recebimento, conferência e acondicionamento de resíduos industriais por período determinado, antes de sua submissão a um método de tratamento e posterior destinação final adequada. Armazenamento em área de 10.000 m2, licenciada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e monitorada por câmeras de segurança e sistema de vigilância (24h).
Coprocessamento de resíduos industriais
Mistura e trituração de diversos resíduos industriais (inclusive resíduos perigosos/Classe 1) visando a produção do CDR (combustível derivado de resíduos), que é utilizado pelas cimenteiras para a produção do clínquer, a principal matéria-prima do cimento Portland. Tecnologia sustentável que fornece uma fonte de energia alternativa em substituição à utilização de combustíveis fósseis.
Incineração de resíduos industriais
Método de tratamento térmico eficaz, sustentável e seguro, recomendado principalmente para aqueles resíduos industriais que a legislação brasileira proíbe de serem coprocessados (‘blendados’). Tecnologia regulamentada pela resolução CONAMA nº 386, de 2006, do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Remediação de solos contaminados
Serviço voltado para investidores do segmento imobiliário, postos de combustíveis e indústrias que precisam restaurar áreas poluídas com substâncias tóxicas químicas, temporariamente inabilitadas por órgãos ambientais, como a Cetesb, para o desenvolvimento de empreendimentos futuros. Conjunto de ações de tratamento e destinação correta de solos contaminados que viabilizam a obtenção de licenças ambientais e, consequentemente, a implementação de novos negócios.
Descaracterização de resíduos industriais
Procedimento que garante proteção de marcas da empresa cliente. A descaracterização de embalagens e produtos inservíveis é uma solução segura para organizações dos setores farmacológico, eletrônico, químico, grandes varejistas, empresas de logística e bancos (destruição segura de dados, cartões magnéticos e informações confidenciais de clientes).
Desenvase de aerossóis
Tratamento e destinação final correta para latas de spray pós-uso ou com data de validade expirada. A logística reversa de aerossóis – de cosméticos, lubrificantes, tintas, medicamentos, alimentos, inseticidas e outros produtos – envolve a despressurização e o desenvase segura das latas, além do tratamento de gases propelentes, procedimento que evita emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs) na atmosfera.
Manufatura Reversa de Eletroeletrônicos
Desconstrução e desmonte de aparelhos elétricos e eletrônicos (logística reversa) visando o reaproveitamento de componentes e matérias-primas como vidro, metais, fios, plásticos e outros, permitindo assim o retorno desses materiais ao ciclo produtivo. Também é uma forma de proteção da marca. Solução ideal para fabricantes, distribuidores, pontos de venda e de coleta de aparelhos usados inservíveis como computadores, monitores, TVs, celulares, mídias de som e imagem, equipamentos hospitalares, peças automotivas, lâmpadas de led e outros itens.
Assessoria fiscal e tributária
Emissão e orientação sobre laudos e documentos como, por exemplo, o Certificado de Destinação Final de Resíduos (CDF) e o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI). Suporte na área de retorno fiscal, passível em casos de gestão adequada de materiais e sobras industriais inservíveis para fins de Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Consulte a Nova Ambiental
Fonte das Imagens: Acervo Nova Ambiental