Incineração: Alternativa à Resolução SIMA Nº 145

Incineração: Alternativa à Resolução SIMA Nº 145

A constante atualização da legislação ambiental brasileira, com a publicação de novos decretos, resoluções e normas técnicas a todo instante, exige que as empresas geradoras de resíduos industriais fiquem bastante atentas a essas mudanças. Principalmente na hora de escolher a tecnologia para o tratamento e a destinação final de suas sobras e resíduos fabris.

O desconhecimento das regras ambientais e suas atualizações pode causar prejuízos financeiros, institucionais e jurídicos às empresas envolvidas com a gestão de resíduos de interesse ambiental.

No Estado de São Paulo, uma das novidades na área normativa ambiental é a Resolução SIMA Nº 145, que desde o final de 2021 restringe a utilização de determinados resíduos no preparo de combustível derivado de resíduos perigosos (CDRP) para coprocessamento em fornos de clínquer (das cimenteiras).

O Panorama do Coprocessamento - Brasil 2021 da ABCP informa que cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos são coprocessadas por ano no país pela indústria. Mas na próxima década esse volume de coprocessamento deve dobrar, estima o estudo.

O Panorama do Coprocessamento – Brasil 2021 da ABCP informa que cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos são coprocessadas por ano no país pela indústria. Mas na próxima década esse volume de coprocessamento deve dobrar, estima o estudo.

Dessa forma, alguns tipos de resíduos que até o ano passado podiam ser “blendados” (coprocessados) – como lodos de estações de tratamento de efluentes, resíduos agrotóxicos e resíduos gerados em equipamentos de controle de poluição do solo (cinzas, fuligem, escória e lodos), entre outros – agora não podem mais.

Com isso, a incineração – método de tratamento térmico regulamentado pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) – passou a ser a melhor alternativa para a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos industriais que já não podem mais compor o “blend”.

O Que é a Resolução SIMA Nº 145?

A Resolução SIMA Nº 145 é uma nova norma ambiental publicada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente no dia 22 de dezembro de 2021.

“Esta Resolução regulamenta a análise do processo de licenciamento da atividade de preparo de combustível derivado de resíduos perigosos para coprocessamento em fornos de clínquer”, explica o Artigo 1°

Na prática, a nova resolução lista uma série de resíduos perigosos que já não podem mais ser submetidos à blendagem e posterior coprocessamento nos fornos das fábricas de cimento.

As substâncias e resíduos que a partir de agora estão proibidas de compor o preparo do CDRP estão relacionados no Artigo 7º da Resolução SIMA Nº 145.

Esses resíduos sólidos são os seguintes:

I – Lodos de estações de tratamento, físico-químico ou biológico, de efluentes líquidos industriais, com exceção dos lodos constantes do Anexo I, da Resolução SIMA nº 47, de 06 de agosto de 2020;

II – Resíduos de agrotóxicos e de embalagens de agrotóxicos e de saneantes desinfestantes de venda restrita;

III – Resíduos contendo poluentes orgânicos persistentes em teores acima dos limites máximos estabelecidos no Anexo I, da Resolução CONAMA/MMA nº 499, de 06 de outubro de 2020;

IV – Resíduos de Serviços de Saúde dos Grupos A, B, C, D e E, mesmo que descaracterizados por processos de tratamento e beneficiamento, incluindo os resíduos equiparados ao Grupo B;

V – Resíduos radioativos;

VI – Resíduos explosivos;

VII – Resíduos como cinzas, fuligem, escória ou lodos, bem como outros tipos, gerados em equipamentos de controle de poluição atmosférica.

E para saber se um determinado resíduo perigoso pode ser coprocessado, o Artigo 8º da  Resolução SIMA Nº 145 determina que sejam realizadas “análises de amostras representativas do resíduos e CDRP”.

O parágrafo único do Artigo 8º explica que “A amostragem do resíduo deverá ser efetuada de acordo com a Norma Técnica ABNT NBR 10007:2004 – Amostragem de Resíduos Sólidos ou outra que vier a substituí-la”.

Incineração de Resíduos: Destinação Final Segura e Eficaz

Para esses e outros resíduos listados acima, a incineração é um método de tratamento que oferece segurança, agilidade e rentabilidade para as indústrias geradoras de passivos ambientais.

Incineração: Alternativa à Resolução SIMA Nº 145

Incineração de resíduos industriais Nova Ambiental: Tratamento Seguro e Eficaz.

Na verdade, a incineração é uma tecnologia sustentável e indicada para o tratamento térmico de uma grande variedade de resíduos industriais enquadrados como Classe 1 e Classe 2 – de acordo com a norma NBR 10004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que classifica os resíduos conforme seu grau de periculosidade.

A incineração é indicada para ao tratamento dos seguintes resíduos:

  • agrotóxicos e suas embalagens
  • resíduos de serviços de saúde (RSS) dos Grupos A, B e E
  • solos contaminados
  • lodos de estações de tratamento de efluentes industriais
  • borras, resíduos ácidos e solventes
  • resíduos e reagentes químicos (incluindo aqueles de vidrarias)
  • produtos controlados pela Polícia Civil, Polícia Federal e pelo Exército Brasileiro

 

Nova Ambiental: Expertise em Tratamento de Resíduos através da Incineração

A Nova Ambiental é uma empresa paulista – situada no município de Itapevi (SP) – que atua há quase duas décadas oferecendo serviços e soluções de gestão de resíduos industriais para organizações de diversos segmentos.

O portfólio da empresa inclui os serviços especializados de coprocessamento e incineração de resíduos, duas modalidades de tratamento térmico de resíduos sólidos que são amplamente difundidas pelo mundo devido às suas vantagens ambientais, econômicas e operacionais.

Possuímos uma equipe altamente especializada – formada por engenheiros e técnicos – que está preparada para orientar a sua empresa na escolha da melhor opção em termos de tratamento de resíduos industriais e das alternativas tecnológicas possíveis, sempre tendo em vista o dinâmico conjunto de leis, resoluções e normas ambientais vigentes no país.

O trabalho da Nova Ambiental envolve a análise do tipo de resíduo, aconselhamento profissional, avaliação de custos e o melhor direcionamento de tratamento e destinação final ambientalmente adequada das sobras e resíduos da indústria. Incluindo os resíduos citados na Resolução SIMA Nº 145.

A Nova Ambiental disponibiliza o também eficaz método de incineração, tecnologia de tratamento térmico regulamentada pelas resoluções Nº 316 e Nº 386 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Principais Vantagens da Incineração de Resíduos

  • a destruição térmica de cerca de 90% dos resíduos industriais
  • eliminação de riscos de contaminação por substâncias perigosas e patógenos
  • controle de emissões atmosféricas por meio de câmaras de tratamento de gases nocivos (“afterburner“)
  • não contaminação de solos e fontes hídricas
  • segurança jurídica e rastreabilidade total dos resíduos, desde o transporte, passando pelo tratamento, até a disposição final em aterros sanitários (emissão do Certificado de Destinação Final/CDF)
  • reaproveitamento energético

Não deixe que a gestão de resíduos industriais se torne um oneroso e arriscado processo dentro de sua empresa.

Contate a Nova Ambiental, temos a solução tecnológica mais segura, ágil e sustentável para o seu negócio!

Consulte a Nova Ambiental

“Imagens e recursos audiovisuais meramente ilustrativos. O tratamento, bem como seu local de realização, dependem de fatores técnicos e operacionais, variando de acordo com o escopo presente na proposta comercial.”

 

síntese
Incineração: Alternativa à Resolução SIMA Nº 145
Nome do Artigo
Incineração: Alternativa à Resolução SIMA Nº 145
Descrição
O tratamento de Resíduos Nova Ambiental envolve a análise do tipo de resíduo, avaliação de custos e o melhor direcionamento de tratamento e destinação final ambientalmente adequada das sobras e resíduos da indústria. Incluindo os resíduos citados na Resolução SIMA Nº 145.
Autor
Empresa
Sistema Nova Ambiental
Marca

Com extremo zêlo, profissionalismo, seriedade e competência, a Nova Ambiental conta com soluções sustentáveis.

Coprocessamento de Resíduos industriais é a etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Coprocessamento de Resíduos

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)

Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Descaracterização de Resíduos. Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Descaracterização de Resíduos

Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Transporte de Resíduos Perigosos com veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Transporte de Resíduos Perigosos

Veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Logística Reversa Para Aerossol</a></h2> <p>Descaracterização de embalagens, manufatura reversa.  Infraestrutura moderna e tecnologia para o tratamento e destinação final de embalagens pós-consumo de aerossóis.

Logística Reversa Para Aerossol

Descaracterização de embalagens, manufatura reversa. Infraestrutura e tecnologia para tratamento e destinação final de embalagens pós-consumo de aerossóis.

Incineração de Resíduos. Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Incineração de Resíduos

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Remediação Ambiental, Remoção de Solo Contaminado e Tratamento

Remediação Ambiental e Solo Contaminado

Remediação Para Áreas Contaminadas. Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação. Multitecnologia para no tratamento de solo contaminado.

Contamos com licença da CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Armazenamento Temporário

Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Manufatura Reversa de Eletrônicos Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Manufatura Reversa de Eletrônicos

Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Retorno Fiscal e Dedutibilidade Fiscal  de Produtos Inservíveis e serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal, tributária e ambiental.

Retorno Fiscal de Produtos Inservíveis

Dedutibilidade Fiscal e serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal, tributária e ambiental.