A ISO 14001 é um roteiro, de abordagem sistemática, que fornece orientações e os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), visando, na sequência, a conquista da certificação por meio de auditorias externas realizadas por organismos reconhecidos pelos seus membros associados.

A certificação ISO 14001 é, provavelmente, a mais importante credencial de boas práticas ambientais de uma organização empresarial. Afinal, ela comprova a existência de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), proporcionando assim uma base para obter processos mais sustentáveis.

No caso das empresas brasileiras, a obtenção desse valioso selo verde passa pelo cumprimento da norma NBR ISO 14001:2015 – Sistemas de Gestão Ambiental – Requisitos com Orientações para Uso.

Esta norma, que já passou por três atualizações (1996, 2004 e 2015) é editada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a partir da norma homônima instituída pela Internacional Organization of Standardization (ISO) – entidade que congrega 165 membros associados (órgãos de padronização e normalização).

De maneira geral, a ISO 14001 é um roteiro, de abordagem sistemática, que fornece orientações e os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), visando, na sequência, a conquista da certificação por meio de auditorias externas realizadas por organismos reconhecidos pelos seus membros associados.

Cabe destacar que a norma é válida para qualquer empresa, “independentemente de tamanho, tipo e natureza, e se aplica aos aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços que a organização determina que pode controlar ou influenciar considerando uma perspectiva de ciclo de vida”.

Quando uma companhia decide adotar a Norma ISO 14001, na prática ela está incorporando as políticas ambientais no rol de suas metas e estratégias organizacionais.

Essa nova perspectiva administrativa, contudo, traz uma série de mudanças e benefícios às empresas, que vão além da proteção ambiental, das práticas sustentáveis, do monitoramento contínuo dos processos e do cumprimento de requisitos legais e outros ligados às suas atividades.

Por se tratar de uma certificação internacional, a ISO 14001 também auxilia a organização a obter reconhecimento no ambiente global, estimula negócios com parceiros comerciais, partes interessadas e acaba se tornando uma vantagem diferencial em processos licitatórios.

Além do mais, o certificado ISO 14001 fortalece e positiva a imagem institucional na esfera da ética ambiental, gerando o reconhecimento de consumidores e da sociedade como um todo.

Em suma, a Norma ISO 14001 contribui decisivamente com a melhoria da performance ambiental da empresa.

Por tudo isso, esta norma é considerada a mais importante de toda a série ISO 14000.

Gestão dos Resíduos Industriais

No contexto da ISO 14001 e da implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), um dos grandes desafios das empresas é o gerenciamento adequado dos resíduos industriais.

Quando mal geridos, vale lembrar, os rejeitos industriais provocam danos ambientais, oferecem riscos à saúde pública e colocam as empresas geradoras em sérios problemas econômicos e judiciais.

Por isso, é fundamental uma análise ambiental prévia – considerando o tipo de matéria-prima utilizada no processo fabril, as características do resíduo gerado e os impactos ambientais relacionados ao negócio – para a elaboração precisa do SGA.

No campo da gestão dos resíduos, o sucesso da política ambiental de uma empresa depende da otimização de vários processos, com destaque para a destinação final ambientalmente adequada e a rastreabilidade dos resíduos industriais.

Destinação de Resíduos Industriais

A Política Nacional de Resíduos Sólidos/PNRS (Lei Nº 12.305/10) obriga que pessoas físicas e pessoas jurídicas, de direito público ou privado, providenciem a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos.

Segundo a PNRS, a destinação final ambientalmente adequada é definida da seguinte maneira:

“destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos”.

No caso da elaboração do SGA, que é norteado pela norma ISO 14001, é dever das empresas geradoras de resíduos listar, caracterizar, indicar e monitorar as formas de destinação final dos resíduos gerados em suas plantas fabris. Isso vale tanto para as empresas já certificadas quanto para aquelas que buscam a ISO 14001.

Ou seja, além de quantificar e qualificar é preciso deixar bem claro qual será a forma de manejo ambiental dos resíduos industriais: se serão encaminhados para aterros industriais ou serão submetidos a métodos de tratamento como, por exemplo, incineração ou coprocessamento.

Se os resíduos industriais forem enviados a empresas que oferecem serviços especializados de tratamento, essa escolha deve ser cuidadosa para não comprometer o processo de certificação ISO 14001.

Dessa forma, a definição da empresa destinadora do resíduo deve levar em conta a credibilidade, a qualidade dos serviços, a tecnologia disponível, o cumprimento de prazos e a conformidade com leis ambientais e normas técnicas.

Nesse sentido, um dos documentos essenciais para as companhias geradoras de resíduos é o Certificado de Destinação Final (CDF), que é exigido por órgãos reguladores e de fiscalização.

O CDF, que é emitido exclusivamente pela empresa destinadora responsável pelo serviço, comprova a realização do tratamento dos resíduos e sua posterior destinação ambientalmente adequada, conforme estabelece a PNRS.

Rastreabilidade dos Resíduos Industriais

Outro aspecto fundamental para o êxito da gestão ambiental é a rastreabilidade dos resíduos industriais por parte da empresa geradora.

Toda companhia certificada com a Norma ISO 14001 é obrigada a realizar o controle e o rastreamento sistemático de seus resíduos.

Isso implica no monitoramento das cargas que saem de suas instalações e são encaminhadas às empresas de destinação final ambientalmente adequada.

Esse rastreamento das cargas de rejeitos industriais pode ser realizado por meio de tecnologias digitais, como aplicativos e softwares desenvolvidos especificamente para isso.

Mas o próprio Certificado de Destinação Final (CDF) e o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) já são instrumentos que, juntos, fornecem a rastreabilidade documental dos resíduos descartados, desde a origem (nas indústrias) até a unidade destinadora.

Isso é possível com a comparação entre os dados do CDF e as informações contidas no Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) – documento obrigatório para o translado de resíduos, com informações qualitativas e quantitativas sobre os resíduos, que é solicitado pelo gerador por meio da plataforma MTR online.

A conferência desses dois documentos legitima a natureza do resíduo industrial, o volume da carga e o percurso do transporte, da companhia geradora até a empresa destinadora.

Essa documentação, portanto, é extremamente importante para as empresas geradoras de resíduos, pois comprova que elas mantêm operações ambientais sustentáveis e em total conformidade com normas técnicas e leis.

Nova Ambiental: Soluções Sustentáveis

A Nova Ambiental é uma empresa de serviços especializados de remoção, tratamento de resíduos industriais e destinação final.

Há duas décadas, oferecemos suporte e soluções tecnológicas na área de gestão ambiental a organizações de vários segmentos, com total qualidade, segurança operacional e jurídica.

Disponibilizamos serviços de tratamento térmico de resíduos (coprocessamento e incineração), soluções de tratamento mecânico (manufatura reversa de produtos eletroeletrônicos e descaracterização de resíduos), gestão de resíduos de serviços de saúde (RSS), armazenamento temporário de resíduos e transporte de resíduos perigosos.

As equipes da Nova Ambiental também executam serviços de remoção, tratamento e destinação final ambientalmente adequada de solos contaminados.

Manufatura Reversa e Tratamento de efluentes industriais

O processo de manufatura reversa é um dos serviços da Nova Ambiental bastante requisitado por empresas  dos segmentos de telefonia, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e de produtos/componentes de informática.

A manufatura reversa é o processo de desmonte de celulares, monitores, impressoras, computadores, mídias de imagem e som, peças automotivas e outras mercadorias – já utilizadas, obsoletas ou sem valor comercial – visando o reaproveitamento de matérias-primas. Especialmente insumos valiosos como metais diversos, vidros e plásticos.

A Nova Ambiental também oferece serviços de destinação final para o lodo de estações de efluentes industriais. Para as empresas, esta é uma solução prática e eficiente que otimiza a gestão do grande volume de lodo proveniente das Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) instaladas em suas fábricas.

Com segurança e tecnologia, a Nova Ambiental garante a destinação final ambientalmente adequada desse lodo industrial. Em nossa planta fabril, esses efluentes industriais são coprocessados (juntamente com outros resíduos industriais) para dar origem ao “blend” – subproduto de grande poder calorífico que é utilizado como fonte alternativa para alimentar os fornos de produção das empresas cimenteiras.

 

Consulte a Nova Ambiental

Telefone – (11) 4144-4655

WhatsApp – (11) 96476-2080

SAC – (11) 4205-8454

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCZ5pxYypf4mWI8PfNLCliqA

Facebook – www.facebook.com/NovaAmbiental/

Instagram – https://www.instagram.com/novaambiental/

 

 

síntese
O Que É a ISO 14001?
Nome do Artigo
O Que É a ISO 14001?
Descrição
A ISO 14001 é um roteiro, de abordagem sistemática, que fornece orientações e os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), visando, na sequência, a conquista da certificação por meio de auditorias externas realizadas por organismos reconhecidos pelos seus membros associados.
Autor
Empresa
Sistema Nova Ambiental
Marca

Com extremo zêlo, profissionalismo, seriedade e competência, a Nova Ambiental conta com soluções sustentáveis.

Coprocessamento de Resíduos industriais é a etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Coprocessamento de Resíduos

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)

Realizamos a correta classificação dos resíduos de serviços de saúde RSS, possibilitando a correta manipulação.

Descaracterização de Resíduos. Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Descaracterização de Resíduos

Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Transporte de Resíduos Perigosos com veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Transporte de Resíduos Perigosos

Veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Logística Reversa Para Aerossol</a></h2> <p>Descaracterização de embalagens, manufatura reversa.  Infraestrutura moderna e tecnologia para o tratamento e destinação final de embalagens pós-consumo de aerossóis.

Logística Reversa Para Aerossol

Descaracterização de embalagens, manufatura reversa. Infraestrutura e tecnologia para tratamento e destinação final de embalagens pós-consumo de aerossóis.

Incineração de Resíduos. Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Incineração de Resíduos

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Remediação Ambiental, Remoção de Solo Contaminado e Tratamento

Remediação Ambiental e Solo Contaminado

Remediação Para Áreas Contaminadas. Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação. Multitecnologia para no tratamento de solo contaminado.

Contamos com licença da CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Armazenamento Temporário

Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Manufatura Reversa de Eletrônicos Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Manufatura Reversa de Eletrônicos

Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Retorno Fiscal e Dedutibilidade Fiscal  de Produtos Inservíveis e serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal, tributária e ambiental.

Retorno Fiscal de Produtos Inservíveis

Dedutibilidade Fiscal e serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal, tributária e ambiental.

Áreas Contaminadas por Postos de Combustíveis

As áreas contaminadas por postos de combustíveis são causadoras de grandes impactos ambientais.A restauração dessas áreas contaminadas por postos de combustíveis – visando a licença ambiental para a continuidade do negócio ou a implantação de novos empreendimentos – requer ações tecnicamente precisas, ágeis e em absoluta conformidade com a legislação estadual e nacional.