A ISO 14001 é um roteiro, de abordagem sistemática, que fornece orientações e os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), visando, na sequência, a conquista da certificação por meio de auditorias externas realizadas por organismos reconhecidos pelos seus membros associados.

O Que é a ISO 14001?

A certificação ISO 14001 é, provavelmente, a mais importante credencial de boas práticas ambientais de uma organização empresarial. Afinal, ela comprova a existência de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), proporcionando assim uma base para obter processos mais sustentáveis.

No caso das empresas brasileiras, a obtenção desse valioso selo verde passa pelo cumprimento da norma NBR ISO 14001:2015 – Sistemas de Gestão Ambiental – Requisitos com Orientações para Uso.

Esta norma, que já passou por três atualizações (1996, 2004 e 2015) é editada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a partir da norma homônima instituída pela Internacional Organization of Standardization (ISO) – entidade que congrega 165 membros associados (órgãos de padronização e normalização).

De maneira geral, a ISO 14001 é um roteiro, de abordagem sistemática, que fornece orientações e os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), visando, na sequência, a conquista da certificação por meio de auditorias externas realizadas por organismos reconhecidos pelos seus membros associados.

Cabe destacar que a norma é válida para qualquer empresa, “independentemente de tamanho, tipo e natureza, e se aplica aos aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços que a organização determina que pode controlar ou influenciar considerando uma perspectiva de ciclo de vida”.

Quando uma companhia decide adotar a Norma ISO 14001, na prática ela está incorporando as políticas ambientais no rol de suas metas e estratégias organizacionais.

Essa nova perspectiva administrativa, contudo, traz uma série de mudanças e benefícios às empresas, que vão além da proteção ambiental, das práticas sustentáveis, do monitoramento contínuo dos processos e do cumprimento de requisitos legais e outros ligados às suas atividades.

Por se tratar de uma certificação internacional, a ISO 14001 também auxilia a organização a obter reconhecimento no ambiente global, estimula negócios com parceiros comerciais, partes interessadas e acaba se tornando uma vantagem diferencial em processos licitatórios.

Além do mais, o certificado ISO 14001 fortalece e positiva a imagem institucional na esfera da ética ambiental, gerando o reconhecimento de consumidores e da sociedade como um todo.

Em suma, a Norma ISO 14001 contribui decisivamente com a melhoria da performance ambiental da empresa.

Por tudo isso, esta norma é considerada a mais importante de toda a série ISO 14000.

Gestão dos Resíduos Industriais

No contexto da ISO 14001 e da implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), um dos grandes desafios das empresas é o gerenciamento adequado dos resíduos industriais.

Quando mal geridos, vale lembrar, os rejeitos industriais provocam danos ambientais, oferecem riscos à saúde pública e colocam as empresas geradoras em sérios problemas econômicos e judiciais.

Por isso, é fundamental uma análise ambiental prévia – considerando o tipo de matéria-prima utilizada no processo fabril, as características do resíduo gerado e os impactos ambientais relacionados ao negócio – para a elaboração precisa do SGA.

No campo da gestão dos resíduos, o sucesso da política ambiental de uma empresa depende da otimização de vários processos, com destaque para a destinação final ambientalmente adequada e a rastreabilidade dos resíduos industriais.

Destinação de Resíduos Industriais

A Política Nacional de Resíduos Sólidos/PNRS (Lei Nº 12.305/10) obriga que pessoas físicas e pessoas jurídicas, de direito público ou privado, providenciem a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos.

Segundo a PNRS, a destinação final ambientalmente adequada é definida da seguinte maneira:

“destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos”.

No caso da elaboração do SGA, que é norteado pela norma ISO 14001, é dever das empresas geradoras de resíduos listar, caracterizar, indicar e monitorar as formas de destinação final dos resíduos gerados em suas plantas fabris. Isso vale tanto para as empresas já certificadas quanto para aquelas que buscam a ISO 14001.

Ou seja, além de quantificar e qualificar é preciso deixar bem claro qual será a forma de manejo ambiental dos resíduos industriais: se serão encaminhados para aterros industriais ou serão submetidos a métodos de tratamento como, por exemplo, incineração ou coprocessamento.

Se os resíduos industriais forem enviados a empresas que oferecem serviços especializados de tratamento, essa escolha deve ser cuidadosa para não comprometer o processo de certificação ISO 14001.

Dessa forma, a definição da empresa destinadora do resíduo deve levar em conta a credibilidade, a qualidade dos serviços, a tecnologia disponível, o cumprimento de prazos e a conformidade com leis ambientais e normas técnicas.

Nesse sentido, um dos documentos essenciais para as companhias geradoras de resíduos é o Certificado de Destinação Final (CDF), que é exigido por órgãos reguladores e de fiscalização.

O CDF, que é emitido exclusivamente pela empresa destinadora responsável pelo serviço, comprova a realização do tratamento dos resíduos e sua posterior destinação ambientalmente adequada, conforme estabelece a PNRS.

Rastreabilidade dos Resíduos Industriais

Outro aspecto fundamental para o êxito da gestão ambiental é a rastreabilidade dos resíduos industriais por parte da empresa geradora.

Toda companhia certificada com a Norma ISO 14001 é obrigada a realizar o controle e o rastreamento sistemático de seus resíduos.

Isso implica no monitoramento das cargas que saem de suas instalações e são encaminhadas às empresas de destinação final ambientalmente adequada.

Esse rastreamento das cargas de rejeitos industriais pode ser realizado por meio de tecnologias digitais, como aplicativos e softwares desenvolvidos especificamente para isso.

Mas o próprio Certificado de Destinação Final (CDF) e o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) já são instrumentos que, juntos, fornecem a rastreabilidade documental dos resíduos descartados, desde a origem (nas indústrias) até a unidade destinadora.

Isso é possível com a comparação entre os dados do CDF e as informações contidas no Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) – documento obrigatório para o translado de resíduos, com informações qualitativas e quantitativas sobre os resíduos, que é solicitado pelo gerador por meio da plataforma MTR online.

A conferência desses dois documentos legitima a natureza do resíduo industrial, o volume da carga e o percurso do transporte, da companhia geradora até a empresa destinadora.

Essa documentação, portanto, é extremamente importante para as empresas geradoras de resíduos, pois comprova que elas mantêm operações ambientais sustentáveis e em total conformidade com normas técnicas e leis.

Nova Ambiental: Soluções Sustentáveis

A Nova Ambiental é uma empresa de serviços especializados de remoção, tratamento de resíduos industriais e destinação final.

Há duas décadas, oferecemos suporte e soluções tecnológicas na área de gestão ambiental a organizações de vários segmentos, com total qualidade, segurança operacional e jurídica.

Disponibilizamos serviços de tratamento térmico de resíduos (coprocessamento e incineração), soluções de tratamento mecânico (manufatura reversa de produtos eletroeletrônicos e descaracterização de resíduos), gestão de resíduos de serviços de saúde (RSS), armazenamento temporário de resíduos e transporte de resíduos perigosos.

As equipes da Nova Ambiental também executam serviços de remoção, tratamento e destinação final ambientalmente adequada de solos contaminados.

o coprocessamento - tecnologia de tratamento de resíduos industriais disponível no parque multitecnológico da Nova Ambiental - se caracteriza como uma solução funcional, moderna e “verde”, visto que reduz a massa de rejeitos industriais a cinzas e ainda fornece fonte térmica alternativa em substituição a combustíveis fósseis.

o coprocessamento – tecnologia de tratamento de resíduos industriais disponível no parque multitecnológico da Nova Ambiental – se caracteriza como uma solução funcional, moderna e “verde”, visto que reduz a massa de rejeitos industriais a cinzas e ainda fornece fonte térmica alternativa em substituição a combustíveis fósseis.

 

Incineração de resíduos ou tratamento térmico pode ser definido como qualquer processo cuja operação seja realizada acima da temperatura mínima de 800 °C. Uma das técnicas utilizadas em nossa planta é a incineração, um processo de tratamento térmico de resíduos, conforme estabelecido pela resolução CONAMA nº 316 de 2002, alterada e complementada pela resolução CONAMA nº 386 de 2006.

Incineração de resíduos ou tratamento térmico pode ser definido como qualquer processo cuja operação seja realizada acima da temperatura mínima de 800 °C. Uma das técnicas utilizadas em nossa planta é a incineração, um processo de tratamento térmico de resíduos, conforme estabelecido pela resolução CONAMA nº 316 de 2002, alterada e complementada pela resolução CONAMA nº 386 de 2006.

Manufatura Reversa e Tratamento de efluentes industriais

O processo de manufatura reversa é um dos serviços da Nova Ambiental bastante requisitado por empresas  dos segmentos de telefonia, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e de produtos/componentes de informática.

A manufatura reversa é o processo de desmonte de celulares, monitores, impressoras, computadores, mídias de imagem e som, peças automotivas e outras mercadorias – já utilizadas, obsoletas ou sem valor comercial – visando o reaproveitamento de matérias-primas. Especialmente insumos valiosos como metais diversos, vidros e plásticos.

A Nova Ambiental também oferece serviços de destinação final para o lodo de estações de efluentes industriais. Para as empresas, esta é uma solução prática e eficiente que otimiza a gestão do grande volume de lodo Industrial proveniente das Estações de Tratamento de Efluentes (ETEI) instaladas em suas fábricas.

Com segurança e tecnologia, a Nova Ambiental garante a destinação final ambientalmente adequada desse lodo industrial. Em nossa planta fabril, esses efluentes industriais são incinerados em conformidade com a resolução SIMA No. 145, de 22/12/21.

Certificados Nova Ambiental

A Sistema Nova Ambiental Ltda Epp., possui seu sistema de gestão de saúde e segurança certificado conforme requisitos da norma ISO 45001, pelo organismo TÜV NORD Cert.

A Sistema Nova Ambiental, possui seu sistema de gestão de saúde e segurança certificado conforme requisitos da norma ISO 45001, pelo organismo TÜV NORD Cert.

A Sistema Nova Ambiental Ltda Epp., possui seu sistema de gestão ambiental certificado conforme requisitos da norma ISO 14001, pelo organismo TÜV NORD Brasil.

A Sistema Nova Ambiental Ltda, possui seu sistema de gestão ambiental certificado conforme requisitos da norma ISO 14001, pelo organismo TÜV NORD Brasil.

A Sistema Nova Ambiental Ltda Epp., possui seu sistema de gestão da qualidade certificado conforme requisitos da norma ISO 9001, pelo organismo TÜV NORD Brasil.

A Sistema Nova Ambiental Ltda Epp., possui seu sistema de gestão da qualidade certificado conforme requisitos da norma ISO 9001, pelo organismo TÜV NORD Brasil.

Certificados

Consulte a Nova Ambiental

Fonte das Imagens: Acervo Nova Ambiental

“Imagens e recursos audiovisuais meramente ilustrativos. O tratamento, bem como seu local de realização, dependem de fatores técnicos e operacionais, variando de acordo com o escopo presente na proposta comercial.”

 

síntese
O Que é a ISO 14001?
Nome do Artigo
O Que é a ISO 14001?
Descrição
A ISO 14001 é um roteiro, de abordagem sistemática, que fornece orientações e os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), visando, na sequência, a conquista da certificação por meio de auditorias externas realizadas por organismos reconhecidos pelos seus membros associados.
Autor
Empresa
Sistema Nova Ambiental
Marca

Com extremo zêlo, profissionalismo, seriedade e competência, a Nova Ambiental conta com soluções sustentáveis.

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Coprocessamento de Resíduos

Etapa em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado junto a outros resíduos com alto poder calorífero (blend)

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)

Resíduos da Indústria Farmacêutica

Multitecnologia na área de tratamento de resíduos para atender as demandas da indústria farmacêutica

Descaracterização de Resíduos Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Descaracterização de Resíduos

Realizamos a descaracterização de resíduos anulando os riscos de reutilização de qualquer produto e embalagens.

Transporte de Resíduos Perigosos Veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

Transporte de Resíduos Perigosos

Veículos próprios assegurados, rastreados e operando dentro das normas legais ambientais e de trânsito para execução dos serviço de Tratamento de Resíduos

A Nova Ambiental - empresa de multitecnologia na área de tratamento de resíduos e embalagens aerossol - tem expertise na descaracterização de embalagens, manufatura reversa e dispõe de infraestrutura moderna e tecnologia para o tratamento e destinação final de embalagens pós-consumo de aerossóis.

Logística Reversa Para Aerossol

Descaracterização de embalagens e logística reversa. Infraestrutura e tecnologia para tratamento e destinação final de embalagens de aerossol.

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Incineração de Resíduos

Possuímos um perfeito processo de tratamento de resíduos que envolve a combustão de substâncias orgânicas.

Remediação Ambiental e Solo Contaminado Remediação Para Áreas Contaminadas. Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação. Multitecnologia para no tratamento de solo contaminado.

Remediação Ambiental e Solo Contaminado

Remediação Para Áreas Contaminadas. Realizamos um minucioso diagnóstico da contaminação. Multitecnologia para no tratamento de solo contaminado.

Armazenamento Temporário Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos

Armazenamento Temporário

Contamos 10.000m² licenciada pela CETESB para Armazenamento Temporário de Resíduos Perigosos e não perigosos.

Manufatura Reversa de Eletrônicos Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

Manufatura Reversa de Eletrônicos

Reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos descartados ou considerados obsoletos

A Nova Ambiental dá suporte para Retorno Fiscal ou Dedutibilidade Fiscal a empresas interessadas em aperfeiçoar a sua performance ambiental, tributária e financeira, com a oferta de serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal.

Retorno Fiscal de Produtos Inservíveis

Dedutibilidade Fiscal e serviços integrados de destinação final de produtos e/ou materiais inservíveis e assessoria fiscal, tributária e ambiental.

Aterro Zero: Reaproveitamento e Tratamento de Resíduos

Aterro Zero é meta para Reaproveitamento e Tratamento de Resíduos. A Nova Ambiental realiza tratamento e destinação de resíduos industriais. Coprocessamento de resíduos, Remediação Para Áreas Contaminadas, Incineração de Resíduos Industriais, Resíduos de Saúde RSS, Descaracterização de Resíduos, Embalagens, Produtos e Materiais, além de Manufatura Reversa de Eletroeletrônicos.